O município do Fundão inaugurou hoje, no Solar Vaz de Carvalho/Design Factory, na Rua da Cale, o Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA), numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
O momento foi aproveitado para o Estado português distinguir com a Medalha de Mérito Cultural o museólogo francês Hugues de Varine, professor de 87 anos considerado o pai da eco museologia, que doou o seu acervo bibliográfico e documental a este centro.
Para o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, o CETMOPA é “um espaço de criação, de vivências, de desafios”, em que, mais do que o foi feito, importa ver o que pode ser “aportado para criar mais impacto”.
Luís Raposo, presidente do Conselho Diretivo do CETMOPA, enfatizou que “em todo o mundo há seguidores varinianos”, que a documentação vai ser consultada por investigadores “de todo o lado”, que o espaço vai receber outras doações e alertou que o centro hoje inaugurado “não é um museu no sentido tradicional”.
Mais informação na edição impressa do NC.