Está a funcionar, na Avenida de Santarém uma nova valência criada pela Mutualista Covilhanense em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, com o objectivo de promover a integração dos migrantes no concelho e na região da Cova da Beira: o Balcão do Migrante.
Segundo a Mutualista Covilhanense, em comunicado, o espaço realiza acompanhamento especializado em várias vertentes, como a documental e a jurídica, além de realizar acções no âmbito social, cultural e de intercâmbio.
O Balcão do Migrante está instalado no rés-do-chão da Casa Moura, edifício pertencente à Mutualista Covilhanense que nos pisos superiores alberga o Centro de Acolhimento Especializado (CAE) da associação e que há um ano, desde 15 de Dezembro do ano passado, recebe jovens menores de idade não acompanhados, isto é, que chegam a campos de refugiados sem pais ou adultos que por eles sejam responsáveis, num total de 25 até agora, de várias nacionalidades – no âmbito de um compromisso assumido pelo Estado português perante a União Europeia, com a instituição a promover a sua integração e autonomização. “O Balcão existe não só para auxiliar os migrantes que chegam à região, como também os que pretendem partir para outro País. Dispõe de espaço com internet, sala de convívio, sala de atendimento especializada, sala de reuniões e espaço externo para eventos, entre outros, para além do espaço de atendimento directo ao público” explica a associação.
(Notícia completa na edição papel)