O vereador independente André Reis (eleito pelo CSD/PSD) diz que em Espanha, na zona de Huelva (sul do país vizinho), as estradas municipais são muito piores dos que as que existem no concelho de Belmonte, onde, ultimamente, têm aparecido diversas vias com buracos na estrada, o que tem levado a algum descontentamento e tem feito, inclusive, com que a autarquia tenha que indemnizar alguns condutores devido ao rebentamento de pneus ou danificação de jantes.
“Estive, nos últimos tempos, na zona de Huelva, em Espanha, e vendo as estradas deles, quase que dá para dizer que nós, aqui, temos autoestradas. É verdade que é preciso resolver a situação, mas a situação não é tão má como na altura da campanha eleitoral” frisou o vereador, sendo desde logo contrariado por outros vereadores do executivo, como Carlos Afonso (CDU) ou José Mariano (PSD).
Um tema abordado na última reunião pública do executivo belmontense, na passada quinta-feira, 17, em que o presidente, António Dias Rocha, mostrou algum descontentamento por “as coisas não andarem” dentro da própria autarquia. Rocha disse que a Câmara está há algum tempo para adquirir uma máquina para compactar alcatrão, no valor de três mil euros, mas criticou a burocracia que atrasa o processo. E voltou a lamentar os estragos provocados nas vias municipais sem que o Governo tenha isso em conta. “Temos que ir ao senhor ministro das obras públicas” disse.
José Mariano afirma que nalguns locais estão “a aparecer de novo buracos”, que com o inverno a situação irá piorar se nada for feito, e deu como exemplo o cruzamento de Malpique em que “há uma autêntica cratera que tem rebentado alguns pneus”.
Já Carlos Afonso mostrou-se favorável à aquisição de material por parte da Câmara para fazer face a estes problemas. “É necessário estarmos equipados para tapar como deve ser” frisa.