Afinal, o ensino pré-escolar não vai fechar nas aldeias de Colmeal da Torre e Carvalhal Formoso, no concelho de Belmonte.
Em comunicado, a autarquia belmontense explica que, “após reunião que ocorreu ontem”, com os pais das crianças, “ficou decidido manter os dois estabelecimentos abertos”. Na reunião estiveram presentes pais dos alunos que frequentam os referidos estabelecimentos, bem como o vice-presidente da Câmara, Paulo Borralhinho, e os presidentes da Junta de Freguesia de Inguias, Luís Adolfo, e da União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, Hugo Adolfo.
Recorde-se que faz hoje oito dias que, na sessão pública do executivo belmontense, o mesmo tinha aprovado por maioria (voto contra do vereador do PSD, José Mariano), o fecho dos dois jardins-de-infância por terem apenas, na totalidade, 9 alunos, embora garantisse que os pais ainda seriam ouvidos neste processo. O que terá pesado na reversão da decisão. A ideia era encaminhar as crianças para os centros escolares de Caria e Belmonte.
O fecho das duas salas tem estado em cima da mesa nos últimos anos, e até já houve providências cautelares para travar o mesmo. Dias Rocha admitiu mesmo, na última sessão de Câmara pública, que ali as crianças não têm as condições desejáveis.
No Colmeal da Torre, no pré-escolar, nos últimos três anos, há ainda a particularidade das crianças estarem na sala da antiga junta, uma vez que o espaço do jardim-de-infância tem estado encerrado, à espera de obras, que a autarquia, recentemente, prometeu iniciar ainda neste Verão.