A cantora Cláudia Pascoal atua hoje, às 22:30, no Jardim das Artes da Covilhã, no âmbito da Fiada – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes, que decorre até domingo. No sábado, à mesma hora, é a vez da fadista Sara Correia subir ao palco e no domingo apresenta-se o músico covilhanense João Gonçalves.
Durante o evento, que se estende à Biblioteca Municipal da Covilhã, decorre um conjunto de atividades, como exposições, instalações, oficinas, tertúlias e gastronomia.
Durante o certame, que pretende por em diálogo o artesanato, o design e outras artes, para que dessas pontes nasçam sementes para a criação de peças inovadoras, realiza-se a Feira Nacional de Artesanato, com a presença de 40 artesãos certificados, em áreas como o têxtil, a cerâmica, a madeira e a serralharia artística, o design têxtil, de moda, de equipamentos e do mobiliário.
A vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, destacou a componente formativa ampla da Fiada, por exemplo, com várias oficinas agendadas para artesãos, para o público em geral e outras direcionadas para crianças, com o intuito de as despertar para a estética e para as pontes entre a produção artesanal e o design.
No Jardim das Artes decorrem as instalações artísticas como a Tear – Territórios Artísticos, Passantes, de Ânia Pais, ou a realização de uma tapeçaria comunitária, dinamizada por Rita Martins Pereira.
Hoje à tarde, às 18:00, realiza-se a Oficina de Artes Têxteis, pela mão da Modatex, e a Fiada por Miúdos, no Espaço C3D. Na Biblioteca Municipal decorre a Oficina de Iniciação à Tecelagem, dirigida por Mónica Faria e Conceição Rios.
Ainda hoje apresentam-se, no Palco Tradições, também no Jardim das Artes, as Adufeiras de Idanha-a-Nova.