Um grupo de cidadãos pede “medidas urgentes” que garantam a cobertura de rede de comunicações móveis, de internet e de Televisão Digital Terrestre (TDT) e por cabo em todos os concelhos do interior, “em particular”, no Fundão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei.
A reivindicação é feita através de um abaixo assinado que foi entregue ontem, 28, na Secretaria do Estado de Conservação da Natureza e Florestas em Castelo Branco.
O grupo afirma que “de todas as promessas” dos diferentes governos “que se dizem sempre preocupados com o desenvolvimento do interior do país, o que resta é o constante abandono, o encerramento de serviços públicos e a continuada desertificação”.
Os cidadãos alegam que “grandes áreas dos concelhos da Zona do Pinhal não têm cobertura” e que a operadora da TDT está “obrigada” a cobrir 100% do território nacional e que “não o faz”. “As operadoras de telemóvel, televisão por cabo e internet também não cobre o nosso território, sendo que as opções via satélite são de custo elevado e de qualidade reduzida”, dizem.
O grupo contesta o “isolamento e as dificuldades de acesso a comunicações” que “prejudicam economicamente” os concelhos da zona do Pinhal e que “acrescentam dificuldades de acesso a serviços públicos”, criando “graves problemas” em caso de emergência.