A candidatura ao Portugal 2030 para a requalificação e ampliação da Pousada da Juventude da Serra da Estrela e para a construção de uma pista sintética de esqui e snowboard em frente ao edifício, nas Penhas da Saúde, foi formalizada na sexta-feira, 29, informou o presidente da Federação de desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Flávio.
Segundo o dirigente, o investimento global ronda os quatro milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 40%, caso a candidatura seja aprovada. Mais de três milhões de euros dessa verba é destinada à modernização das instalações da Pousada da Juventude, onde a federação pretende criar um Centro de Preparação e Recuperação de Atletas.
O Centro terá disponível acompanhamento médico aos desportistas, um ginásio, crioterapia, fisioterapia e outras estruturas de apoio não apenas para as modalidades de neve e gelo, mas para outros atletas que hoje já procuram a Serra da Estrela e outros que possam vir a fazê-lo.
Pedro Flávio adiantou ao NC que a intenção é dotar o edifício, que tem mais de 80 anos, de “novas tipologias de quartos”, com menos camas, e de “espaços virados para a prática desportiva”.
“O que queremos é criar aqui um ‘cluster’ de desportos de inverno, que começámos com a Serra da Estrela Ice Arena”, vincou o presidente da FDIP.
Para Pedro Flávio foi dado um passo em frente num projeto no qual a federação estava a trabalhar “há algum tempo”.
“É um projeto ambicioso, achamos que é fundamental e que será um ponto de viragem desta pousada como destino Serra da Estrela virada para o desporto”, destacou o dirigente.