Procurar
Close this search box.

UBI recebe hoje a Chave da Cidade

Município distingue hoje nove personalidades e a instituição, para assinalar os 50 anos de ensino superior na Covilhã

A maior das distinções da Câmara Municipal é atribuída, na cerimónia do 20 de Outubro, esta sexta-feira, nas comemorações dos 153 anos da elevação da Covilhã a cidade, à Universidade da Beira Interior (UBI), que recebe a chave da cidade.

Na reunião pública do executivo de sexta-feira, 13, o presidente da autarquia, Vítor Pereira, salientou que esta é uma forma de “evidenciar a existência de 50 anos de ensino superior na cidade, no concelho, na região”, além de ser também uma homenagem à “geração de 70” que “ousou criar”, na altura, o ensino politécnico na Covilhã, extensível a todos os reitores da instituição.

Na sessão do executivo foi também anunciada a atribuição da medalha de ouro a Arnaldo Saraiva, académico natural de Casegas, que “traz a Covilhã no coração” e, acrescentou Vítor Pereira, “corre o mundo a divulgar a cultura portuguesa”. O autarca enalteceu ainda o “estudioso” que “fala sempre com muito orgulho da sua terra”.

Na mesma cerimónia serão agraciados com a medalha de prata do município empresários “que criaram riqueza e postos de trabalho”.

António Dias, proprietário da Padaria Dias, é um deles, por se ter “notabilizado neste setor e levar bem longe o nome da Covilhã”.

Rui Gomes e Catarina Gomes, proprietários das fábricas de fio reciclado J. Gomes, recebem também a medalha de prata, por dirigirem uma “empresa de vanguarda” na área do ambiente” e que “criou uma linha de roupa ecológica”.

Jaime Alberto, empresário do ramo alimentar, foi apresentado por Vítor Pereira como alguém com operações em várias zonas do país, com 200 trabalhadores ao seu serviço e, natural de Vila do Carvalho, “subiu a corda a pulso”.

O presidente referiu-se ao médico Jerónimo Leitão, agora aposentado, como “um dos últimos João Semana desta profissão”, um “homem de grande generosidade e discrição”, que também será distinguido com a medalha de prata do município.

Antigo empresário e ex-autarca da extinta freguesia de São Pedro, Júlio Repolho, de 86 anos, também consta da lista de homenageados, assim como o anterior comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Fernando Lucas, homem que “sempre se dedicou à causa do voluntariado”.

A título póstumo é homenageado Luiz Dias, antigo advogado, notário e interessado no estudo da história “da sua terra”, falecido há 31 anos. “Queremos dizer aos concidadãos e à família que não nos esquecemos dele”, salientou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã