Procurar
Close this search box.

Comandante dos bombeiros de Belmonte demite-se por “falta de tempo”

João Carvalho abdica do lugar por motivos pessoais e profissionais. Luís Carvalho assume comando, interinamente, até nomeação de novo responsável

“Falta de tempo” quer para a família, quer para a profissão que exerce. João Carvalho demitiu-se na passada semana do comando dos Bombeiros Voluntários de Belmonte, alegando motivos pessoais e profissionais para abdicar do cargo que assumiu em 2019.

“Não há absolutamente mais nada. O cargo já exige cada vez mais, e não consigo ter tempo para dar mais, dar o que pretendia e sei que tenho para dar. Não há problema algum” frisa ao NC o agora ex-comandante, que se mantém na corporação como voluntário, o que já faz desde 1996, altura em que entrou no corpo de bombeiros.

Em comunicado, a direcção da Associação Humanitária explica que na origem do pedido de demissão estão “razões de caráter profissional que o impedem de despender o tempo adequado e necessário para continuar a desempenhar, com efetividade, o cargo de comandante”. E acrescenta que “com uma carreira de quase 28 anos, o comandante João Carvalho mantém vivo o desejo de continuar a servir ativamente e operacionalmente no seio do corpo de bombeiros, pelo que regressará de imediato ao quadro ativo, sendo previsível que venha a ser integrado, em breve, na carreira de oficial bombeiro.”. A direcção adianta ainda que, até à nomeação de um novo comandante, será o segundo comandante, Luís Carvalho, a assumir, em regime de substituição, o cargo.

João Carvalho abraçou, em 2010, pela primeira vez um cargo na estrutura de comando, enquanto adjunto. Em 2013 passou a segundo comandante e em 2019 passou a liderar a corporação. “Tenho alguma capacidade de visão para saber quando já não consigo dar aquilo que queria. É sempre uma mágoa, mas ser comandante, hoje em dia, requer um empenho a toda a hora, a todo o momento” explica o ex-comandante, que acredita que Luís Carvalho tem capacidade para assumir agora o cargo. “Nem eu sairia se não visse ninguém abaixo de mim capaz de gerir a casa” garante.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã