Promover a alfabetização de seniores, a estimulação física, cognitiva e sensorial, com vista à promoção do envelhecimento ativo e saudável, são os objetivos do projeto “Escola Alfa”, do Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão (CACFF).
O projeto, que tem a duração de dois anos, tem como beneficiários pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, identificados como analfabetos do concelho ou seniores que queiram prevenir ou adiar o surgimento de dificuldades a nível físico, cognitivo ou sensorial, de acordo com a nota de imprensa divulgada pela instituição.
No mesmo documento é explicado que “para a consecução dos objetivos” é feito inicialmente um “levantamento das necessidades”, ao qual se seguirão sessões de alfabetização de carater individualizado, atividades digitais e sessões comunitárias de estimulação física, cognitiva e sensorial.
A “Escola Alfa” vai ser levada a várias freguesias do concelho do Fundão, dinamizada por uma equipa multidisciplinar constituída por uma psicóloga, um professor, uma animadora, uma técnica de serviço social e vários voluntários.
O projeto foi distinguido com o Prémio Seniores 2023 da Fundação ‘La Caixa’, no dia 27 de novembro, que assegura o financiamento.