Procurar
Close this search box.

Agricultores de Castelo Branco pedem revisão do Plano Estratégico da PAC

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) vai promover um abaixo-assinado junto dos agricultores de forma a “exigir a revisão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e medidas concretas de apoio à agricultura. A associação considera, em nota de imprensa, que o plano é “lesivo dos interesses dos agricultores e da agricultura nacional”.

No documento, a associação refere que o plano “privilegia” a agricultura mais industrializada “penalizando” os pequenos e médios agricultores e que “não responde às necessidades do país e muito menos da nossa região”. A ADACB sublinha que “numa altura em que o setor passa por dificuldades sem precedentes”, a aplicação da Política Agrícola Comum “agrava a injustiça na distribuição das ajudas e não responde aos desafios ambientais e sociais”. “Dados do Eurostat revelam que cerca de 70% das ajudas diretas estão concentradas em 7% dos agricultores, os maiores e sem obrigatoriedade de produzir”, frisa a associação.

É ainda dito que é necessária uma política agrícola “capaz de defender o rendimento dos agricultores, de forma a desenvolver e aumentar a produção nacional e a garantir a soberania alimentar do país, a proteção do ambiente e a coesão territorial e social”.

“Para esse desígnio, são essenciais todos e muitos mais pequenos e médios agricultores a produzir e é inaceitável que sejam esses os grandes penalizados por este PEPAC”, frisa.

 

VER MAIS