O presidente do Sporting da Covilhã, José Mendes, morreu hoje, aos 65 anos, informou o clube.
“Partiu o nosso homem do leme”, confirmou o emblema serrano, em comunicado, ao final da tarde.
O dirigente encontrava-se internado desde outubro no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, desde que contraiu uma infeção que originou outras complicações na saúde do antigo militar.
José Mendes foi eleito presidente dos “leões da serra” em setembro de 2004, quando o emblema serrano era gerido por uma comissão administrativa, e foi reeleito em dezembro de 2021.
“Nos 100 anos de história do Sporting Clube da Covilhã e, estamos certos que nos próximos anos, não haverá quem defenda, honre e dirija o clube como o presidente José Mendes o fez”, é referido na mesma nota emitida pelo clube.
A Liga de Clubes, presidida por Pedro Proença, também já reagiu à morte do dirigente, que integrou a direção do organismo.
“A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã”, comentou a estrutura, que acrescenta que o dirigente serrano “liderou incansavelmente os ‘leões da serra’ durante quase duas décadas”.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou o cumprimento de um minuto de silêncio nos jogos que se realizam este fim de semana em todas as suas competições.
José Mendes foi lembrado pelo presidente federativo, Fernando Gomes, que recebeu a notícia do óbito com “profunda consternação”, e sublinhou ter desaparecido uma “figura marcante do clube e do futebol português”.
“Nos últimos 20 anos, José Mendes liderou com carisma e dedicação um clube que é uma bandeira da região e um baluarte do futebol português. José Mendes foi um verdadeiro ‘leão da serra’ e deixa o futebol e o dirigismo mais pobres”, pode ler-se na mensagem do dirigente.
A Associação de Futebol de Castelo Branco decretou um minuto de silêncio em todos os jogos das provas oficiais marcados para hoje, sábado e domingo.
“A direção da Associação de Futebol de Castelo Branco endereça uma vez mais as mais sentidas condolências a todos os familiares, ao Sporting da Covilhã e amigos”, sublinhou.
Também a Câmara da Covilhã emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do presidente do Sporting da Covilhã.
“Em 2019, a Câmara da Covilhã atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, reconhecendo o seu papel no desenvolvimento e afirmação do clube e o seu contributo para levar mais longe o nome da cidade”, recordou a autarquia, que destacou as funções que José Mendes “exerceu com grande empenho e dedicação”.
Desde que José Mendes liderou o Sporting da Covilhã, durante 19 anos, o emblema serrano militou quase sempre no segundo escalão do futebol nacional e apenas duas vezes desceu de divisão, na temporada 2005\2006, quando cinco equipas foram despromovidas, e na última época.
A partida marcada para sábado entre o Sporting da Covilhã e o Amora foi adiada, para data a definir, de acordo com informação avançada pelos “leões da serra”.
Para já não são conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, previstas para domingo, na Covilhã.