O antigo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) Manuel Santos Silva, recebe no próximo dia de aniversário desta instituição, a 30 de abril deste ano, o diploma honorífico de Professor Emérito, um galardão que a UBI revelou lhe ter atribuído na passada semana.
Em comunicado, a UBI frisa que é assim que reconhece “uma figura de relevo enquanto docente e investigador, que foi ainda o dirigente máximo da UBI ao longo de cerca de 13 anos.” A decisão resultou da aprovação, “por unanimidade”, no seio da Comissão Científica do Senado, de uma proposta apresentada pelo Conselho Científico da Faculdade de Engenharia.
“A homenagem tem em conta as qualidades demonstradas por Manuel Santos Silva, designadamente no relevante contributo, que marcou toda a comunidade académica nacional e internacional, e o seu importante papel para o avanço da ciência e da cultura, ao longo da sua vasta carreira profissional como docente da Faculdade de Engenharia e investigador” explica a UBI.
Além do trabalho como docente e investigador, Santos Silva desempenhou, entre 1996 e 2009, o cargo de reitor, tendo tido papel fundamental no desenvolvimento das faculdades de Engenharia e Ciências Sociais e Humanas, e criado as faculdades de Artes e Letras, e de Ciências da Saúde. “Este crescimento da instituição traduziu-se na ampliação de estruturas físicas e de novas áreas científicas, que deram origem a diversos cursos” frisa a instituição de ensino superior, que recorda os diversos prémios atribuídos a Santos Silva, como por exemplo, o Prémio da Ciência e Tecnologia da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981, e o Prémio da Boa Esperança, em 1989. Além disso, por decreto do Primeiro-Ministro da República Francesa, foi nomeado, em agosto de 1999, “Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques”, pelos serviços prestados à Cultura Francesa. Também a “Ordem Internacional da Fraternidade Brasil Portugal” lhe concedeu o Grau de Grã-Cruz da “Ordem do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral”, em abril de 2005. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de junho de 2011.
O título de Professor Emérito, de acordo com o regulamento específico da UBI, é atribuído, de modo excecional aos “professores catedráticos jubilados, aposentados ou reformados e seus antigos reitores, que se distingam pela sua ação continuada ao longo dos anos, pelo prestígio adquirido e pela projeção nacional e internacional da instituição.”