Procurar
Close this search box.

Antigas casas de guardas florestais viram abrigos de montanha

Já há projetos de arquitetura para transformar antigos edifícios em abrigos de montanha, no âmbito da iniciativa Estrela Green Hub, apresentada no passado sábado

A Câmara de Manteigas já adjudicou, este mês, os projetos de arquitetura e de especialidade para a reabilitação total de duas antigas casas do guarda, uma casa de apoio e uma casa de caseiro, em plena Serra da Estrela, no âmbito do projeto Estrela Green Hub, que foi apresentado no passado sábado, 16.

Em causa a requalificação das casas de guarda florestais dos Covais e dos Carvalhais, que serão transformadas em abrigos de montanha, a casa de apoio ao viveiro das Moitas, que passará a Escola da Floresta, e a casa de caseiro da Fábrica do Rio, que será transformada em loja.

Depois de décadas de degradação e abandono, o autarca local, Flávio Massano, diz que este é “um marco histórico e mais um passo dado na direção de uma Manteigas que recupera o seu património e o projeta para o futuro.  Queremos ser um destino global e para todos: perfeito para viver e para ficar; excelente para descobrir e visitar” afirma.

O objetivo é proporcionar aos visitantes um local, em plena serra, onde possam passar férias, ou mesmo, trabalhar remotamente, podendo mesmo ser anfitriões para outros caminheiros ou hóspedes. “E se esta experiência de turismo voluntário lhe permitisse conhecer pessoas de todo o mundo, mas também a identidade do território com experiências únicas na floresta e noites de histórias, mitos e lendas da Serra da Estrela passadas à volta da fogueira? E, ainda, poder ganhar pontos por todos os quilómetros trilhados na nossa rede de percursos pedestres “Green Tracks”, pelas tarefas desenvolvidas, ou pelo número de hóspedes que acolhesse” pergunta o autarca, que garante que com este projeto estará ao dispor dos visitantes uma “nova experiência turística para a Serra da Estrela, assente na sustentabilidade, na educação ambiental, no turismo de natureza, saúde e bem-estar, no turismo voluntário e na preservação da floresta, dos ecossistemas e da nossa montanha.”

O projeto Estrela Green Hub, promovido pela autarquia em parceria com a Associação Geopark Estrela, foi aprovado em julho do ano passado no âmbito da medida “Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022”, que pretendeu fortalecer a resiliência e a competitividade dos concelhos afectados pelos incêndios de 2022.

O objetivo está assente numa oferta diferenciadora para a floresta, focado em produtos de natureza e saúde e bem-estar, que prevê a recuperação de antigas casas do Guarda Florestal e a requalificação do Viveiro das Moitas.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã