O Mercado do Cabouco, no Peso, está concluído e o espaço deve estrar em funcionamento em agosto, informou o presidente da União de Freguesias, Rui Amaro, ao NC. A inauguração está prevista para o Festival da Filhós.
A estrutura, que resulta da recuperação de um antigo forno comunitário centenário, vai funcionar quinzenalmente com produtos locais, passa a acolher a habitual feira mensal da freguesia e terá ao longo do ano feiras temáticas, como de trocas ou do mel.
A obra representa um investimento de 84 mil euros, financiado em metade do valor por fundos comunitários, do Programa para a Rede Rural Nacional Projetos (PRODER).
Rui Amaro explicou que houve um interregno no avanço dos trabalhos por dificuldades em garantir a verba relativa à componente própria, que terá um apoio de 25 mil euros da Câmara da Covilhã e o restante é garantido pela União de Freguesias do Peso e Vales do Rio.
O espaço vai servir como local para ajudar os produtores a escoarem os seus produtos e oferecer aos residentes e visitantes uma oferta diversificada.
“Nós queremos implementar uma ideia nova, que é os produtores locais possam ir ali divulgar os seus produtos, os produtos que têm nas suas hortas, até aquelas mais pequenas”, sublinhou Rui Amaro.
Mensalmente, os vendedores ambulantes que vendem roupa, calçado e outros artigos na freguesia passam a ser acolhidos no Mercado do Cabouco.
O presidente da junta frisou que esta é mais uma forma de valorizar a localidade, dando condições e criando mais um fator de atratividade.
“A nossa ideia é divulgar, para ver se trazemos novas pessoas à freguesia para visitar e explorar também a vertente do turismo”, vincou Rui Amaro. “A nossa ideia é mostrar a nossa cultura, as nossas gentes e trazer mais gente à freguesia”, acrescentou.
Concluído está também o Centro Interpretativo do Brulhão, em Vales do Rio. Está agora a ser trabalhada a parte museológica e interpretativa, que se espera esteja pronta durante este mês, para ser inaugurado no final de julho, segundo as previsões do autarca.