Até ao final de dezembro deste ano o Tortosendo terá concluídas as obras para a criação da Rota dos Lavadouros, que passa pela recuperação de quatro destes espaços da vila e pela requalificação da casa do Jardim Público, que ficará a cargo do núcleo da freguesia da Fraternidade de Nuno Álvares para dar apoio logístico a grupos que possam vir fazer este percurso de oito quilómetros.
A rota vai fazer a ligação entre o Lavadouro junto à Fábrica do Ribeiro, o Lavadouro do Ribeirinho, o Lavadouro do Bairro do Cabeço e o Lavadouro do Casal da Serra.
O presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, David Silva, salienta que estas estruturas continuam a ter utilização na vila e se pretende “dar mais conforto” a quem as utiliza para ir lavar roupa.
Por outro lado, acrescentou, esta é uma forma de aproveitar um cartaz turístico e, através da rota, dar a conhecer “o património industrial, o património arquitetónico da freguesia, num percurso de oito quilómetros” que faz a ligação entre os quatro lavadouros.
“As obras implicam a recuperação dos lavadouros e a remodelação da Casa do Jardim”, pormenorizou David Silva, ao NC.
As intervenções começaram em junho e têm de estar concluídas até 31 de dezembro deste ano.
O investimento é de cerca de 50 mil euros, com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.
“A Câmara da Covilhã assume a componente própria, o que nos liberta para outros investimentos por parte da Junta de Freguesia.