A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, é palco, este fim-de-semana, de sexta-feira, 26, a domingo, 28, de mais uma edição do Festival de Música Antiga, organizado pela Câmara do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo e da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo.
Segundo a organização, este ano haverá música medieval, numa viagem pela lírica galaico-portuguesa com o agrupamento “Trovas d’Amigo” e dois concertos com música barroca, francesa e italiana. “Nestes concertos com música barroca haverá um convidado de honra, um órgão de tubos portátil, instrumento presente pela primeira vez no Festival e que será tocado por Nuno Oliveira, que dirige o agrupamento “Avres Serva” explica em comunicado.
O primeiro concerto do festival tem lugar amanhã, sexta-feira, às 22 horas, na Igreja Matriz de Castelo Novo. Os músicos do agrupamento “Trovas d’Amigo”, trajados a rigor com roupas de época, irão “conduzir-nos até épocas bem distantes e remotas, apresentando uma série de obras concebidas no período medieval, com obras de trovadores ibéricos e Cantigas de Santa Maria da Corte de Afonso X, o Sábio” explica a organização.
No sábado, 27, às 15 horas, na Igreja Matriz, terá lugar o concerto de encerramento das atividades do Early Music Summer Camp, um campo de verão que decorreu esta semana, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, respetivamente alaudista e flautista, em que os participantes trabalharam num projeto de música antiga e ao mesmo tempo estiveram envolvidos em atividades de lazer. No mesmo dia, às 22 horas, também na Igreja Matriz de Castelo Novo, irá realizar-se o primeiro concerto do agrupamento “Avres Serva”, dirigido a partir do órgão por Nuno Oliveira. Neste primeiro concerto será apresentada a música francesa do período barroco, com obras de François Couperin e Michel-Richard Delalande.
Este ano, será o organista e diretor musical do agrupamento “Avres Serva”, Nuno Oliveira, a marcar presença nas “Conversas ao Pequeno-Almoço”, numa iniciativa que terá lugar no domingo, 28, às 10h30, nos Antigos Paços do Concelho. Ainda nesse dia, às 15h30, na Igreja Matriz, a encerrar o Festival, irá ter lugar o segundo concerto “Avres Serva”, dirigido a partir do órgão por Nuno Oliveira. Neste concerto poderá viajar-se pela Península Itálica, com obras de Alessandro Stradella e Alessandro Scarlatti.