A Câmara de Manteigas adquiriu, bem no centro da vila, na Rua 1º de Maio, o edifício que durante anos albergou a firma Direitos Lda, uma antiga oficina automóvel, que passará a albergar no futuro, segundo a autarquia, um “mercado moderno que responda a várias valências e que reforce a atractividade ao concelho” frisa em comunicado.
A assinatura do contrato de compra e venda dos prédios, urbano e rústico, decorreu no passado dia 15, no salão nobre da Câmara, que adquire assim um dos “edifícios mais emblemáticos” da vila. No entanto, diz a autarquia, a posse efetiva dos imóveis só se irá efectivar a 1 de janeiro do próximo ano.
O tema foi objeto de análise na última reunião do executivo, com o autarca, Flávio Massano, a lembrar que é” uma medida importante para o município, para a afirmação do centro de Manteigas”. O autarca agradeceu aos sócios e ex-trabalhadores da firma que “ao fim de tantos anos vêem o edifício alienado à Câmara. Tentaremos tratá-lo da melhor forma possível, fazendo jus a este investimento” garante.
Recorde-se que a Câmara de Manteigas aprovou, em novembro do ano passado, a elaboração de um projeto de arquitetura de execução da praça central da vila, que prevê a requalificação de todo aquele local e da rua 1º de Maio, zona em que se encontra o imóvel agora adquirido. O projeto prevê, entre outras coisas, um estacionamento subterrâneo, com 30 lugares, a edificação de um imóvel tipo monumento romano, zona para um quiosque, esplanada, espelho de água, criação de ilhas para esplanadas e a redução do estacionamento na rua.
Flávio Massano lembrava que este projeto irá permitir “a revitalização de uma área do centro histórico”, num terreno que a autarquia comprou, no passado, aos CTT, numa obra que visa “construir um local de comunidade.” O autarca acrescentava que a obra “não é importante para mim, é importante é para Manteigas, pois pode mudar a face, mudar a vila, colocar-se na estratégia de captação de pessoas. Todos os municípios aqui há volta já fizeram isso e já trataram os centros históricos.”