A Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” é uma das finalistas da trigésima edição dos Gourmand Awards, os prémios mais conceituados de gastronomia no mundo, cujo os vencedores serão dados a conhecer em outubro.
Com 420 páginas, a Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” assume-se, segundo a associação Aldeias Históricas de Portugal, como um documento “histórico de extraordinário valor”, pois para além de registar as tradições mais antigas e os costumes culinários das 12 aldeias, captura “o saber-fazer que torna a gastronomia da região uma experiência incomparável, em harmonização perfeita com os seus vinhos.”
Este receituário foi editado em livro no ano passado, pela Leya, e acaba de ser nomeado para os “Óscares da gastronomia”, os Gourmand Awards, em três categorias: “gastronomia regional”, “gastronomia portuguesa” e “gastronomia turística”.
“Este é um reconhecimento que demonstra, mais uma vez, o carácter único deste projeto, que conseguiu reunir o extraordinário legado gastronómico das Aldeias Históricas de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso” frisa a associação. Que explica que a Carta foi baseada numa pesquisa no campo da arqueologia alimentar. “Durante três meses, muitos dos residentes das 12 Aldeias Históricas de Portugal, sobretudo os mais idosos, foram entrevistados no terreno pela investigadora e professora Olga Cavaleiro, tendo sido possível reunir conhecimentos detalhados, práticas culinárias, tradições que deram origem a receitas únicas e produtos endémicos profundamente enraizados no contexto local. Foram também resgatadas receitas que atualmente só existem na memória dos residentes, evitando assim que se percam no tempo” salienta.