Privados, há quase um ano, de um terminal multibanco (que foi retirado a 7 de dezembro de 2023), os moradores do bairro da Estação exigem “respostas efetivas dos poderes públicos tendo em vista a reposição urgente da caixa multibanco que sirva com qualidade a população que reside, trabalha e visita o bairro”. Foi esta uma das medidas aprovadas numa resolução, a ser enviada à União de Freguesias de Covilhã/Canhoso, Câmara e Assembleia Municipal da Covilhã, numa reunião de moradores, no passado sábado, 19, na Biblioteca, que reuniu cerca de 100 pessoas.
O documento lembra que uma caixa multibanco é um equipamento bancário, que além de todas as utilidades inerentes ao mesmo, pode ser também um “símbolo de resistência contra o abandono por parte daqueles que se preocupam mais com os números do que com as pessoas.” Segundo os moradores, o encerramento do último terminal multibanco naquela zona da cidade, em dezembro do passado, foi “e continua a ser muito penalizadora para a população que reside e trabalha nesta zona da cidade, em especial para as pessoas mais idosas, menos familiarizadas com o acesso on-line, que se viram privadas de mais um serviço de proximidade e essencial.”
A resolução vinca ainda que a economia local, o pequeno comércio e as empresas também foram “e continuam a ser gravemente penalizados, pois deixaram de ter um serviço importante de apoio à sua atividade, agravando as dificuldades com que se debatem, como o baixo poder de compra da população, a cobrança de estacionamento, os custos de disponibilização de meios de pagamento eletrónicos, que não substituem o acesso ao dinheiro físico que continua a ser um meio de pagamento muito importante.”
Por tudo isto, os moradores exigem a reposição do multibanco, lembrando que em apenas duas semanas, um abaixo-assinado, que foi entregue na Junta e na Câmara, teve mais de mil assinaturas. O documento recorda ainda que, fruto da ação de contestação dos residentes, a Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal aprovaram por unanimidade, recomendações pela reposição deste serviço, pelo que, “quer a Junta de Freguesia, quer a Câmara Municipal têm a obrigação de promover as diligências necessárias, nomeadamente junto das entidades reguladoras e bancárias, e de criar as condições que permitam a sua instalação num local que sirva a população, como é o caso do edifício da Junta de Freguesia de Covilhã e Canhoso, uma alternativa adequada e viável, que pode permitir o funcionamento durante as 24 horas, tal como defendemos.”
Os moradores prometem continuar a luta. “Este é o nosso bairro, com as suas virtudes e defeitos, é nele que queremos viver com qualidade, proximidade e vizinhança. Vamos prosseguir a luta, porque o bairro não pode continuar fora de serviço” frisam.
Para dezembro ficou já marcada uma iniciativa de contestação, que coincidirá com o primeiro ano de ausência de terminal multibanco naquele bairro.