É já uma tradição de anos que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A Câmara de Penamacor, em colaboração com a junta de freguesia local, promove entre hoje, sexta-feira, 24, e domingo, 26, a Festa das Varas do Fumeiro, na localidade de Aranhas. O certame é inaugurado esta sexta-feira, pelas 17:30.
Segundo a autarquia, o certame pretende “destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa”, o enchido. E é um evento que pretende “unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores daquela aldeia.”
Além de muito enchido, haverá animação de rua, concertos, animação infantil e muita gastronomia.
Hoje, depois da inauguração, há animação musical e teatro de rua com as Concertinas do Vale do Tejo, Os Polícias do Fumeiro e os Folkings. À noite, pelas 21:30, na igreja matriz, atua Flávia Pereira e, mais tarde, no largo da igreja, os Magenta. A noite fecha com os Trovadores da Beira.
No sábado, 25, a animação conta com Os Arrebimbas- Concertinas da Boidobra, Titanha e Tia Olívia, às 15 cantam-se as Janeiras com acordeonistas do concelho, os Bordões da Beira e a Orquestra de Acordeões da Academia de Música do Fundão (Pólo de Penamacor), seguindo-se o momento alto da festa: o tradicional desfile das varas, que conta este ano com um leilão do fumeiro e a leitura da carta, a cargo de Cristóvão Galvão e Bruno Carvalho. A festa prossegue tarde dentro com os Picadinhos da Concertina, Fanfarrões da Beira e outros grupos, e à noite, pelas 21:30, no largo da igreja, actua Rosinha. A noite fecha com os Viravariado.
No domingo, 26, além da animação de rua, às 15 horas há um Festival de Folclore, com grupos do Algarve, Baixo Alentejo, Minho, Ribatejo, Espanha e Beira Baixa, com a festa a encerrar ao som de Frederico Alves e os Amigos do Fole.
O presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, destaca o cartaz como um grande evento gastronómico do concelho, mas também pela ancestralidade do costume do fumeiro e do “saber-fazer” dos enchidos.