Em Portugal desde agosto de 2022, na função de embaixadora da Suécia no nosso país, Elisabeth Eklund garante que, do que tem visitado por cá, Portugal não é só Porto e Lisboa e tem imensas pequenas localidades que vale a pena visitar, e que aconselha aos seus conterrâneos. Uma delas, é Belmonte.
“Portugal é um país extraordinário e tem pequenas terras muito boas. Belmonte é uma delas. E se é assim tão bonita, irei falar dela aqui, fora, aos meus colegas, aos meus conterrâneos. Dizendo que é uma terra que vale a pena visitar” garantiu ao NC a embaixadora, na passada quinta-feira, 13, dia em que realizou uma visita de cortesia a este município.
Elisabeth Eklund foi recebida nos Paços do Concelho, visitou depois a fábrica de confeções Grasil, passou pelas ruínas romanas de Centum Cellas e visitou o Museu Judaico da vila. Aliás, o judaísmo acabou por ser mesmo o mote para uma visita à região. No dia anterior esteve em Vilar Formoso, concelho de Almeida, para visitar o memorial de homenagem a Aristides de Sousa Mendes. “Tentámos tirar proveito da visita para saber mais sobre a presença judaica em Portugal, a história, sobre o tremendo trabalho que Aristides de Sousa Mendes fez para que se salvassem centenas de judeus. Hoje é mais importante do que nunca combater o racismo, o anti-semitismo e qualquer forma de exclusão. Eu já sabia que Belmonte tinha uma importantíssima comunidade judaica e por isso mesmo era fundamental vir cá, falar com as pessoas, com a Câmara. Numa altura em se assinala a nível internacional o fim do holocausto, e se lembram as suas vítimas” frisa a embaixadora, que diz ser “fundamental” trabalhar no quotidiano na “prevenção destes fenómenos”.
Elisabeth Eklund lembra as “excelentes relações” da Suécia com Portugal e salienta que uma das suas funções, nas diversas áreas em que trabalha, da economia à cultura, da política às relações internacionais, é a de aprofundar o conhecimento em relação ao nosso país. “Temos mais de uma centena de empresas suecas em Portugal, e tentamos promover as relações entre os dois países. Portugal é um país fantástico, os suecos adoram. E se queremos construir o país, trabalhar nele, é importante viajar nele. Não só conhecer Porto e Lisboa, mas também os Açores, a Madeira, o norte, sul, o este e oeste. Já ouvira falar muito de Belmonte. Alguns colegas meus, embaixadores de outros países, já me tinham dito que eu devia vir cá. Estou a adorar” garante.
A embaixadora sueca assegura que a sua presença em diversas partes da comunidade é importante “para poder perceber o vosso país e reportar aos meus superiores.” Em Belmonte diz ter encontrado uma terra que vale a pena visitar. “Sei que são muito atrativos e têm uma grande aposta no turismo. E estão a fazer um trabalho muito bom nessa área, depois de tudo o que já vi. Vou passar a mensagem, de certeza absoluta” garante Elisabeth Eklund.