Madrugada de segunda-feira 31. O alerta foi dado por um morador na rua Jornal Notícias da Covilhã. Em declarações que prestou à Policia de Segurança Pública (PSP), testemunha residente muito perto do parque de estacionamento do semanário da cidade, terá sentido cheiro a queimado, e já no exterior da sua residência percebido o passo de fuga de alguém. Uma das viaturas da distribuição do Notícias da Covilhã estava a arder. De pronto chamou os Bombeiros Voluntários. Os meios de combate ao fogo alegadamente posto, tal como a brigada da PSP, não tardaram. Qualquer coisa como dez minutos. Suficientes para iniciar a operação, e através de pronta intervenção evitar a propagação do sinistro à segunda viatura estacionada no parque. Um carro de reportagem, e habitualmente utilizado na distribuição dos milhares de exemplares das edições impressas do Notícias da Covilhã.
Uma senhora também residente na zona disse ao nosso jornal e aos investigadores policiais que percebeu “dois jovens fugindo a correr “. Tomando conta da ocorrência, entendeu a força policial que se posse ter tratado de um crime, e nesse sentido o facto foi comunicado à Polícia Judiciária (PJ) da Guarda, que de seguida iniciou diligências, recolhendo o máximo de informação possível para averiguar as circunstâncias, eventuais motivos, dar passos para chegar aos autores, ou aos mandantes do crime que provocaram avultados danos patrimoniais, e causaram fortes entraves ao funcionamento regular da publicação, que às quartas-feiras é distribuída às populações da Cova da Beira.
Para já, ao NC ainda não chegou nenhum relatório da PJ sobre as causas do incêndio, que foi investigado por inspetores na segunda e terça-feira.