Conferência junta designers de todo o mundo na Covilhã

A Covilhã vai ser, segundo a Câmara da Covilhã, na sexta-feira, 11, e sábado, 12, um “centro nevrálgico de reflexão sobre o design contemporâneo”. É que decorre, no Teatro Municipal, a conferência internacional “Os dias da Primavera”, inserida na Trienal Internacional de Design que decorre na Covilhã até 21 de junho, e que irá juntar designers nacionais e internacionais, do Brasil à Suíça, do Perú à China.

“Ao longo destes dois dias, vai haver troca de ideias, vivências e experiências e os temas da Trienal – práticas situadas e abordagem bioregional ao design – vão ser explorados pela voz de quem os põe em prática todos os dias e pela voz de designers, autores e representantes dos vários projetos em exposição na Trienal” garante a autarquia em comunicado, que classifica a conferência com um dos “momentos-chave” da Trienal.

Marcelo Rosenbaum, do Instituto A Gente Transforma (Brasil), Ana Mir e Emili Padrós do Emiliana Design Studio (Espanha), Henna Burney, do Atelier Luma (França) e Denizay Apusoglu e Jonas Kissling, do Studio Eidola (Suíça) são alguns dos destaques no programa de “Os Dias da Primavera”. A Conferência conta com designers e profissionais diretamente ligados à Exposição Internacional – intitulada “Aqui, agora: percursos bioregionais e prática situadas” com a curadoria de Vera Sacchetti e Frederico Duarte – e ligados também à Exposição do Programa Saber Fazer, da Direção-Geral das Artes – “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral” e de outras exposições da Trienal.

A Trienal Internacional de Design da Covilhã é uma iniciativa promovida pelo Município da Covilhã no âmbito do Plano de Ação da Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.  A primeira edição assume o tema “Paisagens Têxteis”. O Pavilhão da ANIL, Galeria António Lopes, Museu da Covilhã, Teatro Municipal, Museu de Lanifícios, Biblioteca Municipal, Universidade da Beira Interior (UBI), Museu de Arte Sacra, Biblioteca da UBI, New Hand Lab, A Transformadora e Mercado Municipal são os locais escolhidos para acolher as oito exposições que vão estar patentes ao longo do evento.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã