Obras na escola sede de Belmonte adjudicadas

Empreitada vai custar um milhão e 89 mil euros

O executivo da Câmara de Belmonte aprovou, na passada quarta-feira, 14, em reunião extraordinária, a adjudicação das obras de requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, pelo valor de um milhão, 89 mil 510 euros, à empresa Now XXI. Segundo o NC apurou, o prazo de execução da obra é de 12 meses.

Em Belmonte, a escola sede está sedeada em dois pavilhões pré-fabricados, da década de 80, a que foram depois acrescentados, há cerca de duas décadas, mais dois edifícios em dois dos campos desportivos que ali existiam. Durante muitos anos, sempre se ouviu dizer que os pré-fabricados tinham um prazo de vida limitado, mas depois de se terem realizado vistorias aos mesmos, concluiu-se que, segundo o presidente da autarquia, Dias Rocha, ainda reúnem “perfeitas condições” para exercerem a sua função. Daí, a Câmara avançou para o lançamento do concurso público, que decorreu nos últimos meses, sendo a Now XXI, empresa que já realizou diversas obras públicas no concelho, a apresentar a melhor proposta, até abaixo do preço base que estava estipulado, na ordem do milhão e 139 mil euros. Uma obra que deverá ter financiamento estatal.

A intervenção abrange a requalificação dos quatro edifícios escolares, o revestimento térmico das fachadas e cobertura, a suavização de percursos entre pavilhões, com criação de novas rampas, intervenção em escadas exteriores, e remodelação das redes de água e eletricidade, bem como a mudança de toda a caixilharia, com aplicação de vidro duplo.

António Dias Rocha já revelara ao NC a vontade de, antes de terminar o mandato, ter as obras concluídas, algo que já não irá acontecer, e garantia que esta era “uma necessidade absoluta para dar melhores condições, quer aos alunos, como a docentes e pessoal da escola.” Segundo o autarca, vai-se fazer “o que é necessário para criar condições a que todos tenham todas as condições no Inverno e Verão, tendo em conta os anos que a escola já tem.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã