A Águas da Covilhã (ADC), em comunicado, garante que não irá cobrar a água que foi gasta no combate “direto” aos incêndios que assolaram o concelho na passada semana.
“Esta medida, em vigor desde o incêndio de grandes proporções ocorrido no ano de 2017, tem como objetivo evitar que os utilizadores saiam prejudicados com o aumento do consumo de água, quando prestaram um serviço público e evitaram danos maiores ao combater as chamas” explica a ADC, que diz estar, “como sempre esteve, solidária com todos os munícipes das freguesias mais afetadas, que tiveram de recorrer à rede de abastecimento de água, para se protegerem a si e aos seus bens”. Uma medida tomada em articulação com a Câmara Municipal, que “entendeu proceder ao crédito do consumo de água excedente e das respetivas taxas.”
A ADC explica que o crédito será efetuado tendo por base a avaliação dos consumos de cada utilizador. E que os utilizadores visados, devem entrar em contato com os serviços da empresa municipal. No documento, a ADC refere ainda que suportará “todos os custos inerentes ao consumo água fornecida aos Bombeiros Voluntários da Covilhã no combate aos incêndios.”
Recorde-se que na semana passada, a CDU da Covilhã, em comunicado, tinha proposto que a Águas da Covilhã suportasse “o custo do consumo excessivo de água – e respetivas componentes indexadas, como o saneamento, que as populações e entidades residentes nas freguesias” onde lavraram as chamas. A CDU dizia ser necessário garantir que “ninguém será penalizado” e que esta era uma forma de minimizar os custos com os consumos de água que “evitou danos maiores no concelho e reconhecer o esforço solidário de todos.”