Celebrar a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura do território. É este, em suma, o objetivo do Festival da Montanha, que decorre no parque da Várzea, em Manteigas, entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, numa realização do município, com apoio do Georpark Estrela, e RUDE, entre outros.
Durante três dias, os amantes da natureza terão ao dispor mais de 60 atividades, para todas as idades, que convidam a aproveitar o ar livre, viver a montanha, numa lógica de sustentabilidade, promovendo também a sua preservação. “Desde a sua criação, o festival tem sido uma plataforma para promover o turismo sustentável, com um impacto positivo na economia local, através da valorização dos produtos e cultura regionais” salienta, em comunicado, a organização.
Nesta terceira edição, o desporto aventura mantêm forte presença com atividades como as caminhadas, o trail, BTT, cicloturismo, escalada, passeios em caiaque, parapente. Um dos destaques é uma expedição na montanha, uma caminhada de dois dias que leva os participantes a explorarem trilhos menos conhecidos, numa “verdadeira experiência de superação, partilha e ligação intensa ao território”. O bem-estar, equilíbrio e saúde também estarão presentes, com sessões de yoga, meditação, massagens e passeios mindfulness, “caminhadas guiadas que despertam a atenção plena através da observação, do silêncio e do contacto direto com a montanha. Uma proposta pensada para abrandar o ritmo e cultivar uma ligação mais consciente ao território e aos elementos da natureza” frisa a organização.
Haverá também música, concertos ao pôr do sol, com a presença de artistas como Ruy Marchi, Clementine e Anne Boijmans, ou o DJ Ruben Sousa, em formato Silent Disco, garantindo festa “sem perturbar a natureza envolvente.” A grande novidade desta edição será um concerto de olhos vendados, “uma experiência sonora imersiva que convida o público a desligar-se da visão para viver a música e os sons da montanha de forma mais intensa e profunda.”
No cinema, o festival junta-se à produtora independente The Tuesday Studio (Países Baixos), especializada em filmes para fãs do ar livre, para apresentar uma seleção de obras em sessões ao ar livre, que combinam cinema, natureza e reflexão sob o céu estrelado da Serra da Estrela. O programa inclui ainda momentos de debate e aprendizagem nas Conversas da Montanha, dedicadas à conservação da natureza e ao ativismo ambiental. A descoberta prolonga-se nas sessões de observação astronómica e nos passeios de birdwatching.
No ponto central do festival, a Várzea, à entrada da vila, o público poderá ainda encontrar um mercado de montanha, uma feira, uma área de restauração e uma funzone com insufláveis ou parede de escalada para os mais pequenos.