Covilhã festeja 155 anos sem discursos ou inaugurações

Facto dos novos eleitos locais ainda não terem tomado posse muda cariz do programa comemorativo

Ao contrário do que tem sido habitual ao longo dos anos, as comemorações do Dia da Cidade, na próxima segunda-feira, 20, não vão ter os tradicionais discursos ou intervenções mais formais dos eleitos locais, nem inaugurações de qualquer espécie. A razão: as autárquicas do passado domingo, que elegeram Hélio Fazendeiro como novo presidente de Câmara, bem como um novo executivo e novos membros da assembleia municipal. Que ainda não tomaram posse.

Daí que a autarquia, neste 155º aniversário de elevação da Covilhã a cidade, tenha apostado num programa cultural e numa cerimónia simbólica realizada na Praça do Município, com Guarda de Honra, Hino Nacional e içar da Bandeira, pelas 10:30 de segunda-feira.

O programa comemorativo começa, no entanto, esta sexta-feira, 17, com a inauguração da exposição “Covilhã PeculiAr’te, de António Casteleira e Carlos Rei, às 21:00, no Museu de Arte Sacra. No mesmo dia e já com lotação esgotada, a artista Ana Moura atua no Teatro Municipal.

No sábado, 18, às 16 horas, na Biblioteca Municipal, é inaugurada a V edição do Goldrartes, que apresenta o trabalho de vários artistas da Beira Interior. Às 17:00, na Galeria António Lopes, será feita uma “Ode à Covilhã”, por Jograis da Covilhã. E uma hora depois, no mesmo local, o concerto com o Grupo Síntese GMC, que está inserido no 19.º Festival Síntese.

Dia 19, domingo, a partir das 15 horas, no Teatro Municipal, realiza-se a Cerimónia de Entrega de Diplomas aos Melhores Alunos do Concelho no ano letivo de 2024/2025. Já a Galeria António Lopes recebe, às 15:30, um Recital de Violinos com Ana Mafalda Almeida e Iara Sousa.

Na segunda-feira, 20, além da sessão simbólica de manhã, às 17:30, realiza-se uma Arruada Literária pelas ruas do Centro Histórico.

Já no dia 23, o Teatro Municipal recebe, às 21:30, o espetáculo Bestiário, de Beatriz Mira & Tiago Barreiros, pelo Kayzer Ballet. A fechar, no dia 25, às 21:30, no Teatro Municipal o concerto “Liwoningo», de Selma Uamusse”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã