É uma tradição de várias décadas que perdura no Fundão. Na noite de domingo, 30, para segunda-feira, 1 de dezembro (feriado nacional), à meia-noite, o povo voltará a sair à rua para festejar o fim do domínio espanhol, de 60 anos, sobre Portugal, nos festejos da Restauração da Independência, de 1640, que se celebra anualmente a 1 de dezembro.
No Fundão, a data é sempre assinalada com uma arruada que lembra o golpe de estado que pôs fim ao domínio Filipino (a União Ibérica) e restaurou a independência de Portugal. Os populares saem à rua com o propósito de “correr os espanhóis”, numa celebração histórica em que se ouve o Hino da Restauração ao som de uma filarmónica local. O ponto de encontro para a arruada é na Praça do Município, a mesma percorre as ruas mais emblemáticas do centro da cidade, voltando ao ponto de partida, onde todos gritam vivas a Portugal e à liberdade, e cantam o Hino Nacional. Uma iniciativa que mobiliza sempre dezenas de pessoas e que se vai renovando, ano após ano.
É também na noite de domingo para segunda que a autarquia acende a iluminação de Natal, que marca o início da quadra natalícia e das atividades do Natal Fundão 2025.
