Miguel Saraiva
A primeira sede do Sporting Clube da Covilhã foi inaugurada no dia 1 de janeiro de 1925 e situava-se nas dependências do Palacete dos primeiros Condes da Covilhã (junto à Fonte do Videiro). Os associados do clube utilizavam o jardim do Palacete para fazerem aulas de ginástica, jogos de ténis e peças de teatro, enquanto o terraço do Palacete era utilizado como ringue de patinagem. No entanto, no espaço de ano e meio, e devido à situação económica, o clube serrano mudou-se para várias sedes sociais, rumando primeiro a uma casa situada na Rua Ruy Faleiro, em frente ao Hotel Covilhanense, e passando depois para o Largo de Santa Marinha.

No dia 22 de outubro de 1926, conforme a acta de Direção, era mencionada uma nova sede social “Assembleia Geral, que se vai reunir na nova sede do clube, situada na Rua Ferrer nº 17 (atual Rua dos Combatentes da Grande Guerra), para eleição dos novos corpos gerentes do Sporting da Covilhã”. A nova direção foi constituída a 7 de novembro de 1926, com o novo presidente da direção a ser o Dr. António Fernandes Nogueira Júnior, ficando o Dr. Alexandre Quental Calheiros Veloso como Presidente da Assembleia Geral e o Dr. António Pereira Espiga como Presidente do Conselho Fiscal.

Em outubro de 1928, o Sporting Clube da Covilhã passa por um período complicado a nível diretivo e desportivo, com a sede do clube a encontrar-se muitas vezes fechada, havendo um afastamento da classe diretiva e mesmo a equipa de futebol realizava poucos jogos. Foi por isso criada, em novembro de 1928, uma comissão administrativa liderada pelo Dr. António Fernandes Nogueira Júnior, que se propunha abrir permanentemente uma nova sede do clube e fazer uma nova angariação de sócios, propondo ainda reorganizar os registos dos jogadores, de modo que a equipa de futebol aparecesse em público brevemente. Assim, em 1 de dezembro de 1929 é inaugurada a nova sede do Sporting da Covilhã no Largo da Quebrada (situada nas traseiras do atual Centro de Diagnóstico).

No dia 17 de junho de 1934, o Sporting Clube da Covilhã instalou-se na sua nova sede situada na Rua da Basta (atual Rua do Ginásio), num amplo salão anexo ao edifício do Ginásio Club da Covilhã. Na altura, o clube era gerido por uma Comissão Reorganizadora liderada pelo presidente Francisco Martin Sanchez, de nacionalidade espanhola (natural de Fermoselle), que foi o grande impulsionador dos jogos internacionais entre o Sporting Clube da Covilhã e os clubes espanhóis do Salamanca e do Arena de Cáceres, onde ainda hoje existe nesta cidade a “Rua Cidade da Covilhã”.
Em 1941, o Sporting Clube da Covilhã mudou-se para um prédio da família de Fernando Alçada na Rua António Augusto de Aguiar, junto ao mercado Municipal (com foto). No dia 26 de junho de 1943, na esplanada do Cinema “Pina & Bicho”, a direção do Sporting Clube da Covilhã ofereceu um jantar para homenagear a sua equipa de futebol, assim como o seu distinto treinador, Sr. Artur Baeta, antecedendo a inauguração no dia seguinte da sede do clube na Rua António Augusto de Aguiar, que incluía uma biblioteca privada que já disponibilizava algumas centenas de livros aos sócios do Sporting Clube da Covilhã.

Em 30 de Julho de 1950 inaugura-se a nova sede do Sporting Clube da Covilhã, com entradas pelas Ruas da Basta (atual Rua do Ginásio) e pela Rua Comendador Mendes Veiga, sendo um verdadeiro Solar dos Leões. A transformação que sofreu um antigo armazém de fazendas (Cruz & Cunhado) e uma loja de arrecadações, em dois amplos salões, deram um carácter de grandeza ao edifício. No primeiro andar ficava o gabinete da direção, a secretaria e duas salas de jogos, mesas de divertimento e um local para venda de papelaria, tabacos e selos. No rés-do-chão ficou um grandioso salão para bilhares, dispondo também de café-restaurante. A direção do clube pretende arrendar os dois pisos superiores para completar o edifício todo como sede do clube, numa altura em que os associados só tinham acesso a entrar no novo espaço com as quotas em dia. Em 23 de setembro de 1951, a direção do Sporting Clube da Covilhã tomou várias medidas importantes para o crescimento do clube, visto que para além da nova sede, a direção resolveu manter a sede antiga (Rua António Augusto Aguiar), transformando o primeiro andar num amplo ginásio para aulas de ginástica e melhorando ainda as instalações do segundo piso.

Em 4 de junho de 2010 foi requalificada a Área Social do Sporting Clube Covilhã, com a inauguração da nova sede Social do clube. As novas instalações situam-se na sua própria área social no Sporting Shopping Center, que tinha sido inaugurado a 19 de outubro de 2000. Após algumas obras de remodelação no valor de 70 mil euros, o espaço passa agora a acolher várias valências, como os serviços administrativos e de secretaria, espaço para o espólio do clube, com todos os troféus conquistados, gabinetes para reuniões dos órgãos sociais, sala de convívio para os sócios, equipada com televisão e mesas de bilhar, e ainda loja do clube para vendas de artigos de marketing. (com foto). Em 1 de junho de 2013, na Sede Social do Sporting Clube Covilhã, num evento inserido nas comemorações do 90º aniversário do clube serrano, o património do clube ficou enriquecido com a inauguração da Galeria dos Presidentes e dos Fundadores. Um trabalho de pesquisa realizado por Miguel Saraiva e um desejo do presidente José Mendes que concluiu uma lacuna com 90 anos.
