Obras da USF Hermínius prontas na Primavera

Hélio Fazendeiro diz que obra, “necessária”, está adiantada. Mas adianta ser preciso equacionar mais uma estrutura destas no concelho. Carlos Martins defende revogação do projeto

A obra de transformação das antigas instalações dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) na futura Unidade de Saúde Familiar (USF) Hermínius (antiga USF Estrela) deve estar pronta na primavera de 2026. A data foi adiantada na última reunião pública do executivo pelo presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, que disse que a empreitada estava “em fase avançada” e é “necessária” para dar melhores condições aos utentes que a ela recorrem.

Carlos Martins, vereador eleito pelo Movimento Independente Pelas Pessoas (MIPP), propôs que o projeto fosse revogado. “É preciso criar um novo ciclo de governação a bem dos utentes” disse o eleito da oposição, que diz que os custos que a autarquia terá com o arrendamento do imóvel à Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) poderiam ser evitados. “O município tem edifícios públicos, não se justifica o contrato feito com a ANIL” diz Carlos Martins, que defendia a construção de um edifício de raiz, de um só piso, “de vanguarda”, evitando que os utentes tenham que subir escadas ou usar elevador para acederem aos serviços.

Hélio Fazendeiro recordou que esta “é uma obra que já vem de trás”, do anterior executivo e que a operacionalização do edifício será tratada com a Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, que fará a gestão do mesmo. O autarca acredita que não faz sentido, nesta altura, voltar atrás, mas que é tempo até de pensar em criar uma segunda estrutura semelhante para servir outro público alvo, de outras freguesias do concelho. “É algo que teremos que equacionar com a ULS” vinca.

A unidade vai ficar instalada nas antigas instalações dos SMAS, onde também funcionou o Acondicionamento Têxtil, no edifício em frente à cadeia. A obra só se iniciou após ter havido três concursos públicos. O primeiro, de 600 mil euros, que não teve interessados, um segundo, de 657 mil euros, que também não teve, e um terceiro, de 810 mil euros que acabou por ser preenchido. A intervenção prevê demolições interiores, redimensionamento de espaços e a adaptação e modernização de parte do imóvel, para que possa acolher a USF Hermínius.

A criação desta Unidade de Saúde Familiar (USF) foi anunciada em junho de 2020, para dar resposta aos utentes da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso. A unidade de saúde, criada para servir cerca de 12 mil utentes, vai funcionar no segundo andar do edifício, servido por um elevador. Em junho de 2021 o município acordou com a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), proprietária do edifício, o arrendamento do imóvel por 25 anos, a partir daquela altura, mediante o pagamento mensal de 4.024 mil euros pelo espaço de dois mil metros quadrados. Em março de 2023, quando foi aprovado o projeto, o presidente do município, Vítor Pereira, adiantou que a intervenção seria financiada no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já aprovada.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã