O presidente da Câmara de Penamacor, José Miguel Oliveira, enalteceu o executivo que o antecedeu por ter feito crescer a tradição do madeiro naquele concelho, ganhando assim a fama de ser o maior do País. “Com o último executivo, cresceu e ganhou a fama de ser o maior de Portugal. É uma marca que nos define e nos orgulha”, disse o autarca no arranque de mais uma edição do Vila Madeiro, no passado fim-de-semana.
José Miguel Oliveira enalteceu o arranque de mais um certame que “celebra um madeiro que é nosso há tantos anos” e disse que quem o visitar até ao próximo dia 25 irá levar na memória nem só a tradição, como “o calor de um povo que tão bem sabe receber”.
O Penamacor Vila Madeiro arrancou no sábado, 6, com exposições, tasquinhas, palestras, animação e muita música, mas o momento alto foi na segunda-feira, 8, com o tradicional desfile de 21 tratores que transportaram o madeiro desde o recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja Matriz, onde ficará depositado até dia 23, noite na qual será ateado, ao contrário do que acontece na maioria dos madeiros da região, em que a fogueira apenas se acende na véspera de Natal.
Nos próximos fins-de-semana o certame oferece tradição, gastronomia, música, iniciativas culturais, passeios pedestres e muita animação, contando este ano com mais de sessenta expositores. Todos os dias, o evento conta, ainda, com mercado de Natal, com um mercadinho do livro, com o espaço infantil “Casinha do Pai Natal”, com jogos e pinturas faciais e com animação musical e itinerante.


