Secções de voto sem alterações na Covilhã

Jorge Simões propôs centralização no Pavilhão da ANIL. Hélio Fazendeiro garante que é objetivo da autarquia fazer mudanças, mas que tal não é possível já em janeiro

Mudar, sim, mas não para já. É esta a posição do presidente da Câmara da Covilhã, Hélio Fazendeiro, sobre a mudança das secções de voto na Covilhã, depois de na última reunião privada do executivo, o vereador do PSD, Jorge Simões, ter proposto alterações já nas próximas Eleições Presidenciais, que se disputam a 18 de janeiro.

Simões propôs que todas as seções de voto da cidade passem para o Pavilhão da ANIL e que haja circuito de transporte para o local em dia de eleições. O vereador social-democrata lembra que na União de Freguesias de Covilhã/Canhoso, as mesas estão em edifícios que dificultam a mobilidade, e que não têm, próximas delas, estacionamento. Barreiras “físicas, económicas e logísticas que desmotivam, ou impedem, quem está em situação de maior fragilidade”, disse Jorge Simões, que lembrou que na Covilhã um terço do eleitorado é idoso, com mais de 65 anos.  Para o vereador da oposição, o ideal seria centrar tudo no Pavilhão da ANIL, uma área coberta com dimensão, e que até tem lugar de estacionamento ao lado, gratuito. “Tem paragem de transportes públicos e tem as melhores condições de acessibilidade e até de circulação interna”, salienta.

Jorge Simões propôs ainda que, quando há eleições, se implemente um circuito urbano gratuito que ligue o Pelourinho à ANIL, em regime de vaivém. “Isso iria melhorar a possibilidade das pessoas em exercerem o seu direito de voto”, garante.

Hélio Fazendeiro recorda que um dos compromissos que assumiu em campanha para as autárquicas foi precisamente mudar secções de voto, mas que face ao curto período de tempo entre a sua tomada de posse e o fecho de cadernos eleitorais, não foi possível conseguir ter novas secções voto na Covilhã já para Presidenciais. Embora tenha intenção de, no futuro, fazer mudanças. “É um trabalho que estamos a fazer. Já não vamos a tempo para dia 18 de janeiro, mas faremos. Tudo faremos para facilitar o acesso dos cidadãos ao direito de voto” garante o autarca covilhanense.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã