Um orçamento “de continuidade”, que reúne contributos de “todas as candidaturas” que foram sufragadas nas últimas autárquicas, com grande parte dos projetos “ou já muito perto de estarem concluídos no papel, ou a passar para execução”. Com vários deles a “finalmente verem a luz do dia”. É disto que é feito, segundo o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, o plano e orçamento da autarquia para 2026, que se situa nos 17 milhões de euros, e que foi aprovado pelo executivo na segunda-feira, 22.
O autarca, que discutiu o mesmo em dois momentos (as duas últimas reuniões do executivo) garantiu que, apesar de ter uma maioria que lhe dá garantia de aprovação dos documentos, pretende manter esta prática pois quer um documento aberto à discussão e ao contributo de todos. Flávio Massano lembra que nos últimos quatro anos a taxa de execução dos sucessivos orçamentos tem vindo a aumentar, e em 2026, há no terreno muita atividade, com “muita execução”, mas também com a chegada de projetos que “há algum tempo desejávamos”.
Entre as principais opções, a autarquia pretende requalificar o quartel da GNR, alargar a rede de carregadores elétricos não só na sede de concelho como nas freguesias, concluir os 14 fogos de habitação que estão em obra, mas também lançar a empreitada para mais 24, iniciar a obra mais emblemática dos últimos anos, a requalificação da Praça da Vila e Rua 1º de Maio, lançar o projeto “Volta à Vila” com o objetivo de repensar a mobilidade e a circulação urbana nas principais vias de Manteigas, e adquirir um terreno para iniciar o projeto de construção de um Centro de Bem-Estar que terá um campo desportivo para modalidades como o padel, uma piscina interior aquecida e um ginásio, “algo cada vez mais necessário para a recuperação de atletas nas provas que promovemos” disse o autarca. Aliás, Flávio Massano garantiu que “mal o orçamento seja aprovado pela Assembleia Municipal”, previsivelmente na próxima segunda-feira, 29, o executivo irá “trabalhar para adquirimos um espaço e um terreno” para este projeto, que se enquadra nas modalidades de montanha que têm decorrido no concelho. Flávio Massano anunciou ainda que em 2026 será promovida uma prova “extreme” de montanha, que junta corrida, natação e ciclismo, com distâncias consideráveis, que irá atrair milhares de pessoas. “Pelo levantamento que temos, mais de mil inscritos. É uma febre” salienta o autarca, que assegura que este tipo de realizações “estão a colocar de novo Manteigas no mapa.”
Além de tudo isto, em 2026, estão previstos o início da requalificação do Parque de Lazer de Sameiro, a requalificação do auditório do Centro Cívico, transformando-o em teatro, a requalificação das estradas do Poço do Inferno e das Penhas Douradas, a melhoria do Ninho de Empresas, e a dinamização de atividades permanentes na Casa Lãnd- antiga Casa do Povo, entre outras.


