UBI cria observatório de IA no jornalismo

A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou este mês os trabalhos do OBIAJOR – Observatório de Inteligência Artificial no Jornalismo, uma iniciativa “inovadora” dedicada ao panorama jornalístico ibérico (Portugal e Espanha), para analisar, acompanhar e promover o uso da Inteligência Artificial (IA) nos media, mas também para “identificar e desenvolver soluções de IA para os media locais”, salienta a UBI em comunicado.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do concurso para Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos, o OBIAJOR conta com um investimento de 230 mil euros para um período de três anos.

O projeto vai, segundo a UBI, desenvolver-se em três linhas: analisar o discurso dos media ibéricos sobre a IA; acompanhar a implementação de soluções de IA nas redações e a forma como os media comunicam o seu uso; e desenvolver uma ferramenta de IA que auxilie os media locais a melhorar a sua produção jornalística. Com este projeto, a UBI “concretiza a procura de respostas aos desafios e oportunidades que a IA coloca ao jornalismo, um dos setores onde se antecipam maiores mudanças e posteriores consequências na política e sociedade”, afirma.

A importância destas análises fez parte das recomendações do recente “Livro Branco sobre aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal”, por exemplo. O investigador principal do projeto considera “uma feliz coincidência que o Livro Branco proponha a criação de um Observatório com as características do OBIAJOR e que seja lançado justamente no mês em que o projeto se iniciou”. João Canavilhas acrescenta que o trabalho que está a ser desenvolvido na UBI implica “entender como os media enquadram a IA, como esta está a ser utilizada nas redações e quais as melhores práticas para garantir uma aplicação transparente e responsável”.

Entre as metas do OBIAJOR estão a produção de relatórios semestrais sobre a evolução do uso da IA nos media, promovendo reflexão crítica sobre o impacto da tecnologia na produção, distribuição e consumo de notícias. Segundo a UBI, já foram iniciados contactos com associações do setor para apoiar o desenvolvimento destes relatórios.

O projeto também visa promover o uso ético e transparente da IA no jornalismo e ajudar a combater alguns tipos de desinformação, além da publicação de um manual de boas práticas, organização de workshops para jornalistas e criação de ferramentas para apoiar os media locais, especialmente em regiões com menor cobertura noticiosa.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã