Tiago Bettencourt, Chico César e “O Barbeiro de Sevilha” na Guarda

Programação do primeiro trimestre do TMG apresentada

Tiago Bettencourt, Danças Ocultas, Chico César, a ópera “O Barbeiro de Sevilha” e Companhia Nacional de Bailado são alguns dos destaques da Agenda Cultural da Guarda, para o primeiro trimestre de 2026, que foi apresentada esta semana pela autarquia local.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março está prevista cerca de uma centena de iniciativas, que vão desde a música ao teatro, ópera, dança, cinema, oficinas, exposições, conversas e caminhadas interpretativas, entre outras. Em locais como o Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), Museu da Guarda (MG) e em vários espaços do concelho.

Já amanhã, sábado, 10, decorre o tradicional Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. Ainda este mês, a 24, sobe ao palco do Grande Auditório do TMG o músico português Tiago Bettencourt. Fevereiro traz Milhanas, no dia 7, e a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, no dia 12, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. No dia 21, o mágico Luís de Matos regressa à Guarda com um espetáculo de gala que assinala os 40 anos do Clube Escape Livre.

Em março, o destaque vai para o “Ciclo Diálogos do Fole”, que começa a 5 de março com o concerto dos Danças Ocultas, seguindo-se Gabriel Gomes, no dia 6, e o Quinteto Astor Piazzolla, no dia 7. O ciclo inclui ainda uma oficina orientada por Artur Fernandes com coletividades do concelho. No dia 20, o cantor brasileiro Chico César apresenta um concerto intimista, integrado na digressão que celebra 30 anos de carreira. A programação do trimestre no TMG termina a 28 de março com o espetáculo de dança contemporânea “Os Maias”, pela Companhia Nacional de Bailado, na primeira adaptação coreográfica da obra de Eça de Queirós.

No Museu da Guarda, janeiro fica marcado pela inauguração da exposição “Mário Carvalho: Riscos Imperfeitos Bem Feitos”, no dia 23, que reúne trabalhos desenvolvidos pelo artista ao longo de várias décadas. Ainda nesse mês realiza-se a caminhada interpretativa “Do Alvendre ao Castro do Tintinolho”. Em fevereiro, assinalam-se os 10 anos do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea com a exposição “Uma década de SIAC. Coleção e Processo.” Já em março, as comemorações do Dia Internacional dos Centros Históricos incluem a inauguração da exposição “Guarda (In)Visível”, no dia 28. Ao longo do trimestre mantêm-se as rubricas habituais como oficinas, sábados em família, visitas ao património, ciclos de conversas e apresentação de publicações.

Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, destaca-se a sessão de escuta coletiva “… E temos o povo…”, no dia 25 de janeiro, com os sons da primeira montagem radiofónica do 25 de Abril de 1974. A 6 de março realiza-se o “Comboio das Estórias”, uma viagem intergeracional entre a Guarda e a Covilhã, integrada no projeto Guarda Memórias. O Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, será celebrado com dois espetáculos de poesia guiados por Paulo Condessa, um dirigido às famílias com crianças e outro ao público em geral. A BMEL mantém ainda a programação regular com atividades em família, apresentações de livros, sessões de leitura, exposições, workshops e conferências.

Em todo o concelho prossegue o projeto social e cultural Guarda Memórias, dirigido a utentes de lares e centros de dia, promovendo o estímulo da memória e a valorização das vivências do passado.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã