Câmara vai trazer público das freguesias ao TMC

Medida inicia-se em janeiro e tem colaboração das juntas

Há cidadãos, no concelho da Covilhã, que nem sequer conhecem o Teatro Municipal (TMC), que nunca lá entraram, e nunca lá viram qualquer espetáculo. E é com base nessa premissa que a Câmara da Covilhã vai iniciar, ainda este mês, a deslocação de habitantes das freguesias rurais à sala para assistirem a espetáculos, numa aposta na democratização do acesso à cultura.

A medida foi anunciada na última reunião pública do executivo covilhanense pela vereadora com a pasta da Cultura, Regina Gouveia, que recorda que a autarquia tem ajudado as freguesias a promoverem iniciativas culturais nos seus territórios, sob a ideia de que a cultura deve ser para todos, mas que paralelamente a esse apoio, a Câmara pretende aproximar as gentes das aldeias ao principal equipamento cultural da cidade. “Aquilo que considero prioritário neste momento é trazê-los à cidade e ao Teatro Municipal”, afirma, adiantando que já está definido um plano para este ano, com início em janeiro, que contará com o apoio das juntas em toda a logística associada.

Hélio Fazendeiro confirmou, no final da reunião, aquilo que já se dizia na praça pública. Ricardo Marques, até aqui coordenador técnico do espaço, é o novo diretor artístico do TMC, substituindo no cargo Rui Sena, que deixou o cargo no final do ano. O autarca explicou que o novo responsável já esteve envolvido na preparação da candidatura da autarquia a apoios da DGARTES para a programação do TMC em 2026, que se encontra agora em fase de apreciação. “Ele trabalhava já na Câmara Municipal, na infraestrutura cultural, e vai assumir agora essa responsabilidade de direção do Teatro Municipal”, afirmou Hélio Fazendeiro, manifestando a expectativa de que Ricardo Marques continue “um trabalho de afirmação do Teatro Municipal da Covilhã como um espaço de fruição cultural”. A Rui Sena, o presidente da Câmara agradeceu “o trabalho e o tempo que dedicou a este teatro, que vai agora entrar numa nova fase da sua vida”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã