Três imóveis em reconstrução no Centro Histórico para criar habitação

Intervenção, avaliada em quase 500 mil euros, permitirá criar quatro apartamentos

As obras já decorrem desde a passada segunda-feira, 9, e estão inseridas na Estratégia Local de Habitação da Câmara da Covilhã. O município está a reconstruir três imóveis no Centro Histórico, na rua do Castelo, bem ao lado do auditório municipal, com o objetivo de aumentar a oferta pública de habitação na cidade.

Segundo a autarquia, trata-se de um investimento superior a 475 mil euros e que conta com apoio do programa 1.º Direito, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.

Está prevista a reconstrução total dos três edifícios (n.º 2, 4 e 18), atualmente devolutos e no estado de ruína. Com um prazo de execução de 12 meses, os trabalhos preveem a execução de 4 apartamentos (1 de tipologia T4 e três T1), que terão capacidade para quatro famílias, “aumentando a capacidade de resposta para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e para pessoas que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”, salienta a Câmara em comunicado.

Citado na nota, o presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, afirma que este é mais um passo significativo para alcançar o objetivo de contribuir para aumentar a oferta pública de habitação, ao mesmo tempo que se contribui para a regeneração do espaço público numa artéria fulcral da cidade. “Trata-se de mais uma obra muito relevante na prossecução de uma estratégia que está em curso e que visa reabilitar o património habitacional da autarquia, aumentar a oferta municipal de habitação e dar mais e melhores condições àqueles que nela residem, bem como para melhorar o espaço público”, aponta.

Esta manhã, durante a reunião pública do executivo, perante críticas do vereador da oposição Jorge Simões, ao balanço dos primeiros 100 dias de mandato, que diz serem de “inação”, Hélio Fazendeiro rebateu um dos exemplos dados por Simões: a habitação. “Discordo do seu balanço. Na habitação, por exemplo, deve ter visto as obras que estão a decorrer aqui ao lado”, disse o autarca, no encontro que decorreu no auditório municipal.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã