Cátia Ruas Antunes
Psicóloga Clínica
Num contexto de sobrecarga informativa, stress e incerteza, a saúde mental exige uma gestão proativa. É por isso que empresários de sucesso e o novo paradigma corporativo, interpretam o apoio psicológico como um investimento inteligente, um recurso valioso para navegar e gerir os desafios quotidianos. Cada vez mais companhias portuguesas se alinham à boa preservação da saúde mental dos seus colaboradores, como indicadores de bem-estar e produtividade dos seus colaboradores. E, mais do que um nervosismo passageiro antes de um evento, ou dificuldade numa apresentação numa reunião importante, a ansiedade disruptiva é um estado de alerta que se pode tornar constante e incapacitante. O corpo e a mente reagem ao perigo como se ele fosse eminente, mesmo que não haja uma ameaça visível. Pode manifestar-se como preocupação excessiva, insónias, irritabilidade ou sintomas físicos como taquicardia, tonturas, e tensão muscular. Ignorar estes sinais, pode significar adiar a saúde mental, e desarrumar a vida por completo, com o burnout e as baixas. A ansiedade é uma experiência extremamente dolorosa, que nos acomete a todos, e pode ser o ponto de partida para uma melhor compreensão dos estados mentais e o desenvolvimento de um observatório de hábitos mais saudáveis, se compreendida. Não deverá ser descurada. Pode aparecer como uma dor física que estreita as vias respiratórias, torna a visão em túnel, seca a garganta, e esvazia o pensamento, porque afeta e desequilibra o aqui e agora. E porque será? É a forma como o corpo avisa e destabiliza que algo pode colapsar.

Ignorar a ansiedade é silenciar o emissor deste aviso interno. E porque não dar um sentido? Encontrar a origem dessa ansiedade com psicoterapia? E se for a chave para sossegar e recuperar a clareza mental? A angústia pode ser muito desorganizadora e dolorosa, e o caminho mais rápido de obter alívio, é o evitamento. No entanto, ao evitar, começa a repetição. Compreender o que se passou, permite transformar o sinal de perigo da ansiedade numa bússola para o autoconhecimento. E compreender, muda-nos. Fortalece o campo de observação. O invisível fica visível. A psicoterapia permite-nos atingir metas tangíveis, desde a Gestão do Stress e Burnout, identificando limites e reestruturando rotinas, até à melhoria das relações interpessoais, desenvolvendo a empatia e a comunicação assertiva. Empresas mais saudáveis, famílias mais coesas e indivíduos mais resilientes e conscientes são o resultado direto de uma população que se permite cuidar da sua saúde mental. A mente é o nosso motor, o nosso CEO. Pensar e refletir, é cuidar, é prosperar, gerir o stress e construir a sua vida com maior consciência e equilíbrio.
A saúde mental é um direito, uma necessidade, um privilégio, e a sua gestão é uma responsabilidade individual e coletiva.Uma boa semana. Bem-haja.



