Não há feira como esta. Dirão os vendedores de sonhos, de experiências, de viagens. Mas numa feira como esta, o sucesso não é mensurável de imediato, não há medida que se veja.
O NC passou por lá. Ver o que por estes dias os nossos conterrâneos por lá venderam e o que esperam ganhar. A Bolsa de Turismo de Lisboa é a mais importante do país, e uma porta, uma grande porta, que se abre aos clientes, sejam eles vizinhos ou mesmo muito afastados, e que estão de olhos postos em Portugal. E o que eles vêem?! Tomado como certo, e a avaliar pelo entusiasmo, optimismo e animação dos feirantes, o que a vista alcança ou pode alcançar, é um dos mais importantes destinos turísticos em todo o mundo. Um imenso lugar, repleto de pequenos lugares, onde os momentos passados podem compor a celebração da vida. No nosso caso, a atractividade das Beiras em torno do centro nuclear que é a Serra da Estrela.
A Comunidade Intermunicipal, que integra 15 municípios, apresentou-se como um grande agregador do potencial de cada um. Como uma mãe de braços abertos a enlear os seus filhos, mostrando as suas habilidades. E se são muitas. Cada um com a sua riqueza de identidade turística. Para Vítor Pinto, responsável do Turismo da Covilhã, esta presença significou aproveitar um certo balanço que “trouxemos” da Fitur, onde a Covilhã foi muito “descoberta” pelo turista espanhol que “olhou para a nossa cidade” e percebeu um lugar muito rico em património cultural, onde a vida “corre devagar” e tem muita qualidade. A Covilhã quer passar a imagem de uma cidade jovem, acolhedora, segura, e com uma vasta oferta turística. Em especial pela presença da Estrela, serra que os covilhanenses vêem muito como sua. “Temos de mudar o chip da serra”, avisa Vítor Pinto, para a possibilidade de um dia deixar de nevar.
A Páscoa está à porta, a época significa uma visita em grande escala dos nossos vizinhos. Penamacor está preparada para isso. André Oliveirinha é arqueólogo de formação, mas diz que na Câmara Municipal se olha para o turismo como um todo, como uma excelente oportunidade para “vender” a região. Essa uma das razões para a presença forte na BTL, com um original stand próprio, que custou cerca de 30000 euros. A grande aposta passa por mostrar todo o potencial de um Turismo Natureza, em que pontificam as Reservas Naturais e Praias Fluviais. No mesmo cumprimento de onda está Idanha, município inserido numa das mais importantes bio-regiões da Europa. Para o vereador João Carlos Sousa, é inegável o contributo dado pelas filmagens em Monsanto da Guerra dos Tronos. Conhecida pela forte ligação à música, Idanha é classificada pela Unesco como Cidade Criativa e recebeu também o certificado pela integração na Reserva da Biosfera do Tejo Internacional. Idanha e Penamacor deitam as suas cartas como importantes territórios transfronteiriços e estiveram na BTL com o foco na captação de novos mercados. Para isto não há feira como esta.