Procurar
Close this search box.

A “escapatória” cujo o sentido divide opiniões

Oposição questiona sentido de trânsito da ligação que se constitui como escapatória à Avenida da ANIL. Responsável camarário frisa que opção será experimental e pode mudar a qualquer momento

A estrada da Quinta dos Lagoeiros, que faz a ligação entre a rotunda do hipermercado Intermarché e a zona da Estação, vai ficar com sentido descendente para ser uma “escapatória” para munícipes que, desejando chegar à parte mais baixa da cidade, como o hospital ou faculdade de Ciências da Saúde da UBI, não necessitem de passar na avenida Alameda Europa para irem deixar, por exemplo, os filhos à escola.

Jorge Vieira, diretor de obras e planeamento do município, explicou que foi essa a opção após os vereadores da oposição (CDS/PSD), pela voz de Pedro Farromba, terem questionado a mesma. “A decisão de tornar a via de sentido único foi acertada, porém, a escolha do sentido acabou por não solucionar o problema inicial” diz o vereador, lembrando que a via, em dois sentidos, era “um verdadeiro desafio para os condutores, com inúmeros riscos de segurança”, e que a via tinha muito tráfego uma vez que servia de “alternativa para evitar as longas filas na Avenida da ANIL”. Para Farromba, a opção de direcionar o tráfego pelo sentido descendente, e não ascendente, não aliviará o congestionamento na Avenida da ANIL. “É crucial que as autoridades municipais revejam essa escolha e considerem alternativas que realmente tragam soluções efetivas para os desafios enfrentados pela comunidade” afirma o vereador da oposição.

Jorge Vieira explicou que opção foi para dar uma alternativa a quem vem do Teixoso ou Canhoso, mas não tem que ir a nenhum estabelecimento de ensino deixar os filhos. “Tem aqui uma escapatória” disse o responsável camarário que, contudo, diz que ainda se está num processo experimental e que, “a qualquer altura”, se pode inverter o sentido de trânsito. E recordou que a via foi reduzida para permitir também a criação de um passeio para os muitos peões que usam esta alternativa.

Recorde-se que o presidente da autarquia, Vítor Pereira, já tinha dito que a Câmara ia investir nesta estrada municipal “umas largas centenas de milhares de euros”, mas vincava a importância da mesma para “descongestionar” o trânsito, em alguns períodos, daquela zona, assim como reduzir o número de automobilistas que têm de passar pela Avenida da Anil, assim como facilitar os acessos na zona baixa da cidade.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã