Está patente ao público, no piso 1 da Galeria António Lopes, na Covilhã, até 29 de setembro, a exposição “Em busca da pedra negra”, da autoria dos fotógrafos Carlos Abreu e Luís Nogueira.
A exibição de 33 fotografias a preto e branco, que retrata a vida nas Minas da Panasqueira, poderá ser visitada de terça-feira a domingo, no horário das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, com entrada gratuita.
As Minas da Panasqueira ficaram conhecidas de lés-a-lés de Portugal. Na verdade, ao longo de mais de um século, sucessivas gerações de homens, vindos de norte a sul, desceram às profundezas da serra e rasgaram arduamente um labirinto subterrâneo de galerias com milhares de quilómetros, no qual, sem descanso, procuraram as desejadas cintas pretas dos filões e a picareta e dinamite extraíram milhões de toneladas de volfrâmio: a Pedra Negra.
Contribuir para a preservação e divulgação do Couto Mineiro das Minas da Panasqueira, que integra as localidades da Panasqueira, Barroca Grande e Cabeço do Pião, é o pilar deste trabalho fotográfico, representativo do património industrial, social e cultural que faz parte da história e da memória coletiva, sendo indissociável da identidade deste território e do próprio País.