A Covilhã é palco, na próxima quinta-feira, 24, do arranque da 17ª Volta da Portugal em bicicleta, no escalão de juniores, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que surge dias depois da prova rainha ter terminado (no passado domingo, com a vitória do suíço Colin Stussi).
A competição, que se estende até domingo, 27, é toda ela disputada por estradas da Beira Interior, ao longo de quatro etapas, terminando em Celorico da Beira.
A primeira etapa, na quinta, liga Covilhã ao Fundão, num percurso de 111 quilómetros. Os jovens ciclistas saem da Praça do Município, por volta das 12 horas e 30, seguindo pela nacional 18 até Caria, Monte do Bispo e Benquerença, e na Meimoa (ao quilómetro 33,3) terão a primeira meta volante. Seguem-se os Prémios de Montanha de 3.ª categoria em Penamacor (quilómetro 44,2) e Vales do Rio (quilómetro 98,7). A chegada do pelotão ao Fundão está prevista às 15:45, na Avenida da Liberdade.
A segunda etapa decorre na sexta-feira, 25, de manhã, e liga Penamacor ao Sabugal ao longo de 73,5 quilómetros, com passagens por Penamacor, Meimoa, Vale do Senhor da Póvoa, Terreiro das Bruxas e Sortelha. A chegada ao Sabugal está prevista para o meio-dia. Ainda neste dia decorre às 16 horas o Sector B da segunda etapa, uma prova de contrarrelógio individual de 15,4 km entre o Parque das Festas, no Lameiro do Soito, e a Avenida de São Cristóvão, no Soito.
A terceira e penúltima etapa, no dia 26, é a mais extensa da Volta e alonga-se por 120,1 quilómetros entre Almeida e Manteigas. Com passagens por Castelo Mendo, Rochoso, Albardo, Vila Mendo, Vale de Estrela e chegada prevista, ao centro da vila de Manteigas, para as 15:55.
Na última etapa, os ciclistas irão pedalar no dia 27, domingo, entre Mêda e Celorico da Beira um percurso de 104 quilómetros com passagens por Trancoso, Freches, Celorico da Beira, Carrapichana e Aldeia da Serra. A chegada a Celorico está prevista para as 13 e 38.