Procurar
Close this search box.

Ainda sem novos descontos nas portagens já se pensa em novas reduções

“Não há outra expectativa que não seja a entrada em vigor dos novos descontos a 1 de Julho”. É esta a garantia deixada por Luís Garra, um dos elementos que integra a Plataforma pela Reposição das SCUT na A23 e A25, que espera pelos anunciados descontos de 50 por cento (para veículos de combustão) e 75 por cento (para veículos eléctricos) a 1 de Julho, embora já se pense em novos descontos para 2022.

Na segunda-feira, 31 de Maio, o Conselho Geral da Plataforma (que integra várias instituições e associações da região) reuniu na Covilhã, de modo a reflectir sobre a actividade desenvolvida, abordando também as expectativas em relação ao desconto de 50 por cento já aprovado em sede de Orçamento de Estado para 2021, previsto para 1 de Julho, mas que causou alguma polémica, com o Governo a apontar a eventual inconstitucionalidade da mesma. Entretanto, foi confirmado que a lei em causa é constitucional e o Governo já deixou a garantia de que a data inscrita será aplicada.

“O nosso objectivo é a reposição das SCUT [vias sem custo para o utilizador]. Ou seja, o nosso objectivo mantém-se: até ao final da legislatura devem estar repostas as SCUT e com isso devem estar abolidas as portagens”, afirma Luís Garra, que acredita que a 1 de Julho nada mais pode acontecer a não ser a redução anunciada. Se tal não vier a suceder, “temos provas dadas no que toca à mobilização de forças e vontades”.

A Plataforma, no entanto, já “pisca o olho” ao Orçamento de Estado para 2022 e já tem na manga duas propostas a apresentar aos grupos parlamentares dos diferentes partidos, bem como ao Governo: a abolição total das portagens nestas vias para residentes e mais 25 por cento de desconto (a somar aos 50 que serão aplicados este ano) para os restantes automobilistas.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã