Os alunos de 13 escolas do distrito de Castelo Branco conseguiram recolher mais de sete toneladas de equipamentos elétricos usados e pilhas. A recolha decorreu no âmbito da 15.ª edição do projeto escolar da Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores, ERP Portugal – a “Geração Depositrão”.
Nesta edição, as 13 escolas conquistaram, ao todo, 520 euros em cheques-prenda para aquisição de material para os estabelecimentos de ensino. A EB n. º 1 Alcaria foi a que mais resíduos recolheu, totalizando mais de duas toneladas.
Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, e envolve, anualmente, a comunidade escolar inscrita no programa Eco-Escolas.
Além da recolha de resíduos, a edição deste ano também contou com atividades ao longo de todo o ano letivo, como quizzes com perguntas de sustentabilidade que contaram com a participação de cerca de mil alunos, de forma a promover a literacia ambiental.