“AmarAmália” no TMC

O TMC apresenta amanhã,  sábado, 1, Dia de Todos os Santos, à noite, o espetáculo de dança “AmarAmália”, pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC).

Com coreografia de Vasco Wellenkamp, a CPBC presta a sua homenagem à fadista Amália Rodrigues, cuja vida, carreira e voz passaram a confundir-se com o próprio País. Nas palavras do coreógrafo, «AmarAmália começará como uma projeção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas. O seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa na sua penumbra habitada, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome. As flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade, ressurgirão como a expressão de um sentimento de vida incerta”, querendo assim prestar uma “homenagem sincera a essa extraordinária e inesquecível artista que tornou o fado universal e orgulho do nosso povo.” Vasco Wellenkamp diz que enquanto coreógrafo, “o que me seduz é sobretudo a emoção e a força dramática com que chegou até nós na voz divina de Amália.”

A CPBC, fundada em 1998, por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, até ao presente, estreou mais de oitenta obras, apresentando-se em todo o País e também no estrangeiro.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã