A UBI assinala no próximo sábado, 30, pelas 15 horas, os seus 36 anos de vida, com uma tradicional sessão solene em que dois reitores, de universidades angolanas e moçambicanas, receberão o grau Honoris Causa. O Pólo III recebe as comemorações, nas quais participa a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Em comunicado, a UBI diz “homenagear duas figuras de elevado relevo científico e de administração universitária, de Moçambique e de Angola”. O mais alto grau atribuído pela instituição contemplará Orlando António Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), e Orlando Manuel José Fernandes da Mata, Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).
A sessão do Dia da Universidade inicia-se com a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, e prossegue com o discurso do presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Ricardo Nora. Do programa fazem ainda parte a Outorga de Cartas de Agregação; Imposição de Insígnias Doutorais; e Entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril de 2022. Aos melhores estudantes do 1.º Ciclo/Mestrado Integrado que terminaram o curso em 2020/21 são entregues os prémios de mérito escolar. Após a outorga de insígnias o acto solene prossegue com o discurso de Hugo Carvalho, presidente do Conselho Geral da UBI, seguido da intervenção do membro do Governo.
Quanto aos homenageados a UBI justifica, em comunicado, que “o percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao Ensino Superior português”.