Procurar
Close this search box.

Antonieta Garcia é uma das cinco personalidades que Belmonte distingue dia 26

Antonieta Garcia, Manuel Cameira, José Manuel Vieira, Manuela Carvalho e Mário Duarte são as pessoas que recebem distinções honoríficas do município. Que distingue também o agrupamento de escuteiros e a UD Belmonte

O executivo da Câmara de Belmonte aprovou na passada quinta-feira, 4, em reunião privada, os nomes e instituições que vão ser distinguidas no Dia do Concelho, que se assinala a 26 de abril.

Na sessão solene comemorativa que decorrerá nos Paços do Concelho, a autarquia atribuirá distinções honoríficas a cinco personalidades e duas associações. No que toca a estas duas, a Câmara distingue a União Desportiva de Belmonte, coletividade ligada sobretudo ao futebol, que celebrou recentemente 50 anos de existência, e o Agrupamento 33 do Corpo Nacional de Escutas, que existe na localidade há já 100 anos.

No que diz respeito a pessoas, a autarquia irá distinguir a ex-professora Antonieta Garcia (investigadora com diversos trabalhos sobre judaísmo), que chegou a ser diretora da escola local durante o 25 de Abril de 1974, onde anos depois o seu marido, António Júlio Garcia, seria presidente de Câmara; o casal Manuela Carvalho e Mário Duarte, que dedicaram grande parte da sua vida ao ensino mas foram os pioneiros na construção da primeira ( e ainda atual) farmácia da vila: José Manuel Vieira, ex-bancário, que emigrou mas regressou a Belmonte onde tem sempre desempenhado papel empenhado nas comemorações do Dia da Liberdade; e o ex-autarca (ex-presidente de Junta da freguesia de Inguias e ex-deputado) Manuel Firmino Cameira.

No dia 26, a Câmara irá ainda distinguir os melhores alunos do Agrupamento de Escolas (Prémio Pedro Álvares Cabral), com dois deles (os melhores no nono ano) a ganharem uma viagem ao Brasil, e funcionários municipais com mais anos de carreira. Nesse mesmo dia, a autarquia inaugura, pelas 16 horas, o novo Centro Interpretativo de Centum Cellas, erguido junto ao monumento nacional e que visa explicar o mesmo.

As comemorações das festas do concelho iniciam-se, no entanto, mais cedo. Dia 25, o dia da Revolução dos Cravos é assinalado com arruadas, a tradicional sessão solene nos Paços do Concelho, e a exibição do documentário “50 anos do 25 de Abril em Belmonte”, no salão nobre da autarquia. Durante a tarde atuam os três grupos corais do concelho, no espetáculo “Cantar e Dizer Abril”, no Auditório da Santa Casa. A noite será dedicada às cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora da Esperança, padroeira de Belmonte.

Nininho Vaz Maia é cabeça de cartaz

O programa inclui ainda diversas realizações de âmbito cultural e desportivo, e sobretudo, musical, já que, como é da praxe, haverá diversos concertos que têm como palco o Pavilhão Gimnodesportivo da vila. Nininho Vaz Maia é, este ano, o cabeça de cartaz das Festas, que decorrem entre 24 e 28 de abril. A atuação do cantor que tem raízes ciganas está agendada para a noite de dia 27. Nesse dia atuam também Gooze House Band e o artista local, Virgílio Faleiro. A entrada custa cinco euros.

Antes, no dia 24, a partir das 22 horas, no mesmo local, a Orquestra da Escola de Música de Belmonte protagoniza um concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Nessa noite, como é tradição, haverá o disparo de 50 morteiros para celebrar o 25 de Abril, seguindo-se a atuação dos Kiss Kiss Bang Bang. O ingresso custa dois euros.

No dia 25 (quinta-feira), o espetáculo é assegurado pelos TriVenção e DJ Seco, também com custo de dois euros. E na sexta-feira, 26, o palco é ocupado por artistas como Tiago Silva, o brasileiro Marcos Val e o DJ Maximus. Três euros é o preço da entrada.  À venda estará também um bilhete geral de dez euros que dá acesso a todos os espetáculos musicais.

No dia 27 (sábado), de manhã, destaque para o Mercadinho Belmontino, que se realiza no Multiusos. No último dia (domingo, 28), estará presente pelas ruas da vila o Camião SIC do programa “Domingão.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã