Procurar
Close this search box.

Arte, cultura e natureza no Festival Primavera da Malcata

Evento, que vai na sua quarta edição, decorre este fim-de-semana

São quatro dias, a começar a partir desta quinta-feira, 21. As câmaras de Penamacor e Sabugal promovem, até domingo, 24, em conjunto, mais uma edição (a quarta) do Festival Primavera da Malcata, que à semelhança de anteriores contará com um programa “eclético de atividades que pretendem, sobretudo, promover e dar a conhecer o vasto património natural e cultural associado à Serra da Malcata e às comunidades adjacentes” explica a autarquia penamacorense, em comunicado.

Um território partilhado pelos dois municípios que “tem vindo a crescer do ponto de vista do seu aproveitamento como destino de turismo natureza” garante a autarquia. É neste contexto que, do desporto natureza, às artes e à cultura popular, esta iniciativa tem para oferecer aos participantes uma sessão de observação de aves, conduzida por Ricardo Brandão (CERVAS), ações de educação ambiental para os mais novos, um passeio de bicicleta, “para os que têm e os que não têm”, demonstrações de saber fazer tradicional, momentos musicais, teatro e, ainda, uma caminhada primaveril interpretativa dos sabores e saberes de outrora. Todas as atividades serão acompanhadas pelo grupo de Urban Sketchers de Castelo-Branco, um trabalho que resultará na conceção de uma exposição coletiva itinerante.

Hoje e amanhã, as iniciativas visam sobretudo as escolas de Penamacor e Sabugal, ligadas à educação ambiental e ao Dia Mundial da Árvore.

Já no sábado, de manhã, decorre uma observação de aves, um passeio em bicicleta elétrica junto à barragem da Meimoa, momentos musicais, culturais e jogos tradicionais, na aldeia da Malcata, onde pelas 19 horas haverá um jantar comunitário.

No domingo, 24, há uma caminhada, um batismo de stand up paddle, na barragem da Meimoa, a demonstração da feitura do queijo no Meimão, onde decorrerá, no largo das festas, um almoço comunitário em panela de ferro. À tarde, no Sabugal, haverá teatro.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã