Procurar
Close this search box.

Artistas da Covilhã valorizam património em exposição conjunta

Mostra "EntreTecido", no âmbito da segunda edição da Semana Criativa da Covilhã, conta com dez criadores

São dez os artistas residentes ou naturais da Covilhã que vão dar vida à exposição “EntreTecido”, mostra central da segunda edição da Semana Criativa da Covilhã, que se realiza entre 8 e 14 de novembro e pretende aliar as artes, o design, a criatividade e a sustentabilidade, para “valorizar o património, seja ele material ou imaterial”.

O evento foi apresentado na sexta-feira, 27, pela vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, que sublinhou constarem no programa atividades para todas as faixas etárias, desde oficinas, concertos, sessões de leitura, debates, conversas com artistas a visitas de escolas a três empresas de lanifícios do concelho.

A exposição está a ser montada no Teatro Municipal da Covilhã, num espaço inteiramente preparado com resíduos industriais e desperdícios fabris, materiais cedidos por empresas do concelho para a decoração das instalações e construção dos ‘stands’ e que voltam a ser aproveitados, explica o curador, Vasco Pinho.

A mostra, patente até 6 de janeiro, vai servir para os criadores darem a conhecer os trabalhos que fazem e conta com a presença de Ana Paula Almeida, Ana Rita Albuquerque, Diogo Fernandes, Fátima Nina, Filipe Carriço, Gonçalo Duarte, Jorge Mendes, Luís da Cruz, Patrícia Casteleiro e Telmo Martins.

A intenção é os artistas fazerem a ligação entre o design e “a arte têxtil”, refere Regina Gouveia. Segundo a vereadora, a exposição “é sobre o design na Covilhã” e tem como propósito “a vontade de partilhar e de valorizar a Covilhã Cidade Criativa do Design”.

Desde segunda-feira, e para chamar a atenção para o evento, Vasco Pinho está a criar, nos vidros da fachada do edifício, uma teia gigante, com 153 cordas em lã feitas de desperdício de burel, em representação de cada um dos anos de elevação da Covilhã a cidade.

“Esta é uma semana em que a criatividade é destacada, em que é trazida para o espaço público”, realça a vereadora da Cultura.

A aposta em “alargar sinergias” com vários parceiros, como a Universidade da Beira Interior, a Modatex, o Museu de Lanifícios, o New Hand Lab ou empresas que da região foram destacadas por Regina Gouveia.

Estão previstas visitas de alunos de escolas à J. Gomes, Fitecom e Paulo de Oliveira, assentes em “chamar mais os jovens para esta relação entre sustentabilidade e inovação”, mostrando “bons exemplos da região” e “trabalhar os objetivos do desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

No dia 14 é apresentada a Trienal Internacional de Design da Covilhã 2024-2025, “o maior evento do plano de ação da Cidade Criativa da UNESCO”, em que estarão presentes outras cidades com esse selo internacional.

Braga, Cidade Criativa da UNESCO em média artes, é a cidade convidada para da a conhecer o que tem feito.

A segunda edição da Semana Criativa da Covilhã tem início no Dia Municipal da Cultura, que assinala a entrada da Covilhã na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na área do design.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã